18/06/2024 08:20:00

Hiperideal: a saga da rede baiana de supermercados que virou multinacional

Com 26 lojas na região metropolitana de Salvador, a empresa deve faturar seu primeiro bilhão em 2024

Hiperideal: a saga da rede baiana de supermercados que virou multinacional - Notícias - Mato Grosso digital
A rede baiana de supermercados Hiperideal começou a operar em Portugal no início deste ano, após a aquisição de seis lojas da varejista portuguesa M. Cunha. Agora, a empresa se prepara para erguer sua primeira unidade no país europeu, enquanto avalia alternativas de expansão pelo interior da Bahia.
 
 
“Nós já adquirimos um terreno lá [em Portugal] com o padrão Hiperideal. As lojas que compramos [da M. Cunha] precisam de reformas para ficar com nossa cara, mas até o início do ano que vem vamos ter o primeiro Hiperideal de fato, nascendo com nosso jeitinho”, revelou Amanda Vasconcelos, diretora da supermercadista, em entrevista ao podcast Do Zero Ao Topo.
 
 
A executiva, que comanda sete áreas diferentes dentro da empresa, é filha de João Gualberto, um dos fundadores da rede. Amanda conta que passou a infância entre gôndolas de supermercado, mas, a princípio, não pretendia trabalhar no ramo. “Eu queria ser executiva, uma ‘faria limer'”, confessa. Fez faculdade em São Paulo, mas logo se deu conta de que seu lugar mesmo era sua terra natal.
 
 
Ao voltar para Salvador, trabalhou na Braskem (BRKM5) e, em seguida, foi convidada pelo pai a montar uma trading no exterior, que enviaria produtos para o Hiperideal. “Mas antes, eu precisava passar seis meses dentro da empresa para entender a natureza. Acabou que nunca saí de lá”, explica.
 
 
Hoje, Amanda é presidente da Associação Baiana de Supermercados (ABASE) e diretora da associação brasileira, a Abras. “Da Bahia para fora, foi difícil me impor. Sempre perguntam: é filha de quem? É mulher de quem? O nosso setor ainda é muito, muito masculino”, afirma a executiva.
 
Amanda Vasconcelos, diretora do Hiperideal (Crédito: Mariana Shimojo)
 
 
Ocupando o espaço das multinacionais
Hoje o Hiperideal possui 26 lojas em Salvador e na região metropolitana da capital baiana. Nos últimos anos, a supermercadista ocupou espaço deixado por multinacionais que enxugaram suas operações na região Nordeste.
 
 
“Acho que a multinacional olha muito o macro, o geral e não consegue entrar no detalhe da operação nem ser tão ágil quanto as regionais. A gente vê essas empresas crescendo no ‘atacarejo’ e perdendo muita força nas lojas de vizinhança”, explica Amanda.
 
 
Além da expansão internacional, a rede supermercadista avalia formas de continuar crescendo na Bahia – por enquanto, sem planos para chegar em outros estados.
 
 
“Estamos sempre buscando terrenos. Tem possibilidades, ainda, de abrir novas lojas em Salvador, este ano vamos para Feira de Santana [município a 100 km da capital baiana] e estudamos outras cidades do interior”, afirma a executiva.
 
 
A história do Hiperideal, a gestão da empresa e os planos para o futuro são tema do episódio da última sexta-feira (14) do Do Zero ao Topo. O programa está disponível em vídeo no YouTube e em sua versão de podcast nas principais plataformas de streaming como ApplePodcastsSpotifyDeezerSpreakerGoogle PodcastCastbox e Amazon Music.
 
 
Sobre o Do Zero ao Topo
O podcast Do Zero ao Topo entra no seu quinto ano de vida e traz, a cada sexta-feira, a história de mulheres e homens de destaque no mercado brasileiro para contar a sua história, compartilhando os maiores desafios enfrentados ao longo do caminho e as principais estratégias usadas na construção do negócio.
 
 
O programa já recebeu nomes como o Fernando Simões, do Grupo Simpar; Stelleo Tolda, um dos fundadores do Mercado Livre; o empresário Abílio DinizRodrigo Galindo, chairman da Cogna; Paulo Nassar, fundador e CEO da Cobasi; Mariane Morelli, cofundadora do Grupo Supley; Luiz Dumoncel, CEO e fundador da 3tentos; José Galló, executivo responsável pela ascensão da Renner; Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentos; e contou dezenas de histórias de sucesso. Confira a lista completa de episódios do podcast neste link.
 
 
 
 
Por: Mitchel Diniz/InfoMoney
 
 
 
 
 
 
 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

19 Jul 2024

27ºC / 19ºC

20 Jul 2024

27ºC / 19ºC

ENQUETE

Para a próxima Eleição Municipal de 2024. Em quem você votaria para Prefeito de Cuiabá?

Votar Ver resultados

Para a próxima Eleição Municipal de 2024. Em quem você votaria para Prefeito de Cuiabá?

Voto registrado com sucesso!

Ver resultados