24/06/2024 08:10:00

Com 160 empresas, nova bolsa N5X começa a operar no mercado livre de energia

Plataforma de negociação estreia com empresas como Copel, Raízen e Assaí

Com 160 empresas, nova bolsa N5X começa a operar no mercado livre de energia - Notícias - Mato Grosso digital

A N5X, nova bolsa de energia brasileira, começa a operar sua plataforma de negociações no mercado livre de energia a partir da última quinta-feira (20). Com mais de 160 empresas registradas, o sistema passa a permitir a compra e venda no mercado local para contratos com entrega física.

 

A N5X é voltada para grandes geradores de energia, grandes consumidores, instituições financeiras e comercializadoras, habilitadas na CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) para operar no mercado livre. Entre as empresas já cadastradas, estão Casa dos Ventos, Copel, Raízen, Danske e Assaí Atacadista.

 

Dri Barbosa, CEO da N5X (Divulgação)

 

A meta da nova bolsa é aumentar o giro atual do mercado de 4,27 vezes, em 2022, para 10 vezes nos próximos anos. Hoje, o mercado de trading de energia brasileiro é majoritariamente físico e representado por negociações e formalizações bilaterais em 71% dos casos.

 

“Temos uma operação com nível internacional alinhada à expertise de infraestrutura local. A partir da abertura do mercado livre de energia e, consequentemente, com uma competição mais ampla, acreditamos que o nível de serviços, inovação e volume de negociações irá evoluir significativamente”, declarou por nota a CEO da N5X, Dri Barbosa.

 

Na primeira fase, as negociações de compra e venda de energia serão feitas por meio da Boleta N5X (simplificada ou personalizada) projetada para acelerar e personalizar operações.

 

De acordo com a empresa – uma joint venture formada a partir da L4 Venture Builder, fundo apoiado pela B3, e a Nodal Brazil, parte do Grupo EEX – o objetivo da plataformaé levar estabilidade e segurança para as operações, uma das principais demandas do mercado.

 

Com infraestrutura na nuvem, a plataforma permite explorar novas interfaces de negociação no futuro, como RFQ (“Request for Quotation”), processo manual feito por grandes geradores e grandes consumidores. A iniciativa, além de automatizar o processo, amplia as regras de compliance.

 


Segundo a N5X, no longo prazo, o objetivo é trazer o mercado financeiro para o setor, seguindo a evolução de países que passaram pelo processo.

 

 

 

 

 

Por: Equipe InfoMoney

 

 

 

 

 

 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

19 Jul 2024

27ºC / 19ºC

20 Jul 2024

27ºC / 19ºC

ENQUETE

Para a próxima Eleição Municipal de 2024. Em quem você votaria para Prefeito de Cuiabá?

Votar Ver resultados

Para a próxima Eleição Municipal de 2024. Em quem você votaria para Prefeito de Cuiabá?

Voto registrado com sucesso!

Ver resultados