24/09/2025 08:05:00

Supertufão Ragasa ameaça China após deixar mortos em Taiwan e Filipinas

Com ventos acima de 140 km/h, o Ragasa forçou evacuações, cortes de energia e suspensão de transportes no sul da China. Antes, deixou 14 mortos em Taiwan e três nas Filipinas. Autoridades chinesas o classificam como a tempestade mais forte de 2025

Supertufão Ragasa ameaça China após deixar mortos em Taiwan e Filipinas - Notícias - Mato Grosso digital

O supertufão Ragasa, considerado a tempestade mais poderosa registrada no planeta em 2025, avançou nesta quarta-feira (horário local) pela região do sul da China, passando próximo a Macau e Hong Kong, após provocar pelo menos 14 mortes em Taiwan e três nas Filipinas.

 

Às 10h locais (23h em Brasília), o Ragasa estava a cerca de 100 km a sudoeste de Macau, com rajadas de vento de até 146 km/h nas pontes que ligam a península às ilhas de Taipa e Coloane. As conexões com Hong Kong e Hengqin também foram interrompidas, assim como as ligações marítimas e fronteiras.

 

As autoridades de Macau elevaram o alerta para o nível 10, o máximo da escala de tempestades tropicais, e emitiram aviso vermelho para risco de inundações em áreas baixas. A Companhia de Eletricidade de Macau anunciou cortes preventivos de energia em diversos bairros para evitar acidentes.

 

Com o avanço da água, o governo ordenou a evacuação das zonas de maior risco, e mais de 600 pessoas já estavam em abrigos até o fim da manhã. Serviços de abastecimento de água recomendaram que edifícios altos enchessem seus reservatórios antes de cortes de energia.

 

Em Hong Kong, ventos fortes derrubaram árvores e arrancaram parte do telhado de uma passagem para pedestres. Treze pessoas ficaram feridas e receberam atendimento hospitalar. O território emitiu alerta máximo pela segunda vez este ano, algo inédito desde o início dos registros em 1946.

 

Casinos em Macau, capital mundial do jogo, também receberam ordens de suspender atividades e adotar medidas de segurança.

 

Segundo o Centro Meteorológico Nacional da China, o Ragasa é comparável a tufões históricos como Mangkhut (2018) e Hato (2017). Mais de 1 milhão de pessoas já foram realocadas na província de Guangdong, vizinha a Hong Kong e Macau.

 

A previsão é que o Ragasa atinja a costa entre Taishan e Zhanjiang entre a tarde e a noite desta quarta. Escolas, fábricas e transportes públicos foram suspensos em várias cidades do sul do país.

 

O tufão passou na terça-feira pelo norte das Filipinas, onde deixou três mortos, cinco desaparecidos e mais de 17,5 mil desalojados. Em Taiwan, pelo menos 14 pessoas morreram e 18 ficaram feridas após enchentes e deslizamentos de terra provocados por chuvas intensas.

 

Tufões são comuns no sudeste da China e em Taiwan durante o verão e o outono, quando as águas quentes do Pacífico favorecem a formação de ciclones tropicais.

 

 

 

Foto:  Getty

Por Notícias ao Minuto

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

04 Oct 2025

27ºC / 19ºC

05 Oct 2025

27ºC / 19ºC

ENQUETE

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Votar Ver resultados

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Voto registrado com sucesso!

Ver resultados