12/02/2026 13:10:00

Rússia bloqueia WhatsApp por “atividades terroristas” no país

O órgão disse ainda que o aplicativo é um dos principais serviços usados ​​para fraudar e extorquir dinheiro de cidadãos

Rússia bloqueia WhatsApp por “atividades terroristas” no país - Notícias - Mato Grosso digital

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, confirmou, em uma coletiva de imprensa, que o aplicativo de mensagens instantânea WhatsApp foi banido da Rússia. A informação foi divulgada pela agência de notícias estatal Tass, nesta quinta-feira (12/2).

 

“Quanto ao bloqueio do WhatsApp, nossos reguladores de fato anunciaram tal decisão e a implementaram devido à relutância da Meta em cumprir a lei russa”, disse Peskov.

 

A agência reguladora de telecomunicações do país, a Roskomnadzor, afirma que o aplicativo de mensagens instantâneas tem sido usado para organizar e realizar atividades terroristas no país.

 

O órgão disse ainda que o aplicativo é um dos principais serviços usados ​​para fraudar e extorquir dinheiro de cidadãos.

 

Entretanto, Peskov afirmou que “o WhatsApp pode ser totalmente restaurado se o aplicativo cumprir as normas russas e estiver disposto ao diálogo”.

 

Ameaças

A Roskomnadzor cumpriu a ameaça feita no final de novembro do ano passado. A agência deu a mesma justificativa, de que a plataforma é usada na Rússia para “organizar e realizar atos terroristas no país, recrutar seus executores e para fraude e outros crimes”. Na ocasião, a Meta negou ter desrespeitado a legislação russa e afirmou que o Kremlin tenta “violar os direitos do povo a ter uma comunicação segura”.

 

Poucos meses antes, em agosto, o governo russo decidiu restringir chamadas de áudio e vídeo no WhatsApp e no Telegram, sob argumento de que essa é uma forma de “combater criminosos”. A alegação é de que chamadas realizadas nos aplicativos têm sido usadas para criminosos aplicarem golpes no país, além de servirem como meio para envolver cidadãos em “atividades de sabotagem e terrorismo”.

 

Em resposta, em setembro, a Meta, que também é proprietária do Facebook e Instagram, disse que baniu veículos de comunicação estatais russos RT, Rossiya Segodnya e TV-Novosti pela acusação de interferência estrangeira.

 

“Após cuidadosa consideração, expandimos nossa aplicação contínua contra veículos de comunicação estatais russos: Rossiya Segodnya, RT e outras entidades relacionadas agora estão banidas de nossos aplicativos globalmente por atividade de interferência estrangeira”, disse a Meta, em um comunicado.

 

 

 

Foto: Cheng Xin/Getty Images

Por: Lorena Pacheco / Metrópoles

 

 

 

 

 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

13 Feb 2026

27ºC / 19ºC

14 Feb 2026

27ºC / 19ºC

ENQUETE

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Votar Ver resultados

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Voto registrado com sucesso!

Ver resultados