30/03/2026 09:05:00
Resgatados pela Sema, mãe e filhote de tamanduá-mirim retornam à natureza
Animais, internados em uma clínica conveniada ao órgão ambiental no município de Nova Mutum, serão soltos em uma área preservada da região após recuperação da fêmea
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), realizou, neste sábado (28.3), a soltura de um tamanduá-mirim fêmea e seu filhote, em Nova Mutum.
A soltura dos animais foi realizada em uma fazenda de Nova Mutum com mata preservada e que está cadastrada junto à Sema.

Os animais foram resgatados na terça-feira (24.3) pelo Corpo de Bombeiros, circulando na área central de Tangará da Serra. Moradores avistaram os tamanduás e acionaram os militares, que realizaram o resgate e levaram os mamíferos até a Unidade Desconcentrada da Sema em Tangará.
Ao serem avaliados na Regional da Sema, foi observado que a mãe não apresentava respostas características da espécie, como a ferocidade. Ela estava apática ao chegar ao local. Por isso, os agentes ambientais optaram por levar os animais para uma clínica veterinária conveniada ao órgão ambiental, no município de Nova Mutum.

De acordo com a médica veterinária Gabriella Accardi, os tamanduás apresentavam um quadro de anemia leve, confirmado após exames de sangue e ultrassom. Os dois receberam soro e reposição de vitaminas. Recuperados, eles estavam habilitados à volta ao habitat natural neste sábado, conforme avaliação da Gerência de Fauna Silvestre da Secretaria.
Orientações
A Sema orienta que, ao se deparar com animais silvestres que necessitem de resgate, a população deve acionar a Polícia Militar pelo 190 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
O procedimento é importante para evitar riscos desnecessários tanto à saúde do animal quanto à do cidadão.
Já os crimes contra animais silvestres podem ser denunciados à Ouvidoria Setorial da Sema, pelos números (65) 3613-7398 e (65) 98153-0255 (telefone e WhatsApp), ou pelo e-mail [email protected], ou ainda em uma das unidades regionais.
*Sob supervisão de Renata Prata
Leia também
Segunda-Feira, 30 de Março de 2026
Sexta-Feira, 27 de Março de 2026
Sexta-Feira, 27 de Março de 2026
Quinta-Feira, 26 de Março de 2026
Quinta-Feira, 26 de Março de 2026
Terça-Feira, 24 de Março de 2026
Cuiabá
. Umidade do ar:
01 Apr 2026
27ºC / 19ºC
02 Apr 2026
27ºC / 19ºC
ENTREVISTAS EM ÁUDIO
Irmão da noiva rouba a cena e pede namorado em casamento na...
01/12/2019 17:12:27
As mais lidas
ENQUETE
EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?
EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?
Voto registrado com sucesso!
Ver resultados

