08/08/2025 08:05:00
SES e DSEIs lançam Semana de Apoio à Amamentação Indígena nesta sexta-feira (8)
Mobilização é realizada em conjunto com Distritos Sanitários Especiais Indígenas para fortalecer saberes de cuidado e alimentação dos povos originários

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), os Distritos Sanitários Especiais Indígenas de Mato Grosso (Araguaia, Cuiabá, Kayapó, Xavante e Xingu) e um do Pará (Dsei Kayapó) darão início à Semana de Apoio à Amamentação Indígena nesta sexta-feira (8.8), na Aldeia Nossa Senhora de Fátima, da etnia Xavante, na terra indígena São Marcos (a 130 km de Barra do Garças).
A coordenadora de Promoção e Humanização da Saúde, Rosiene Pires, e a coordenadora de Saúde Bucal, Andrea Coelho, vão representar a SES no evento.
“Mulheres Xavantes farão uma saudação com apresentação cultural, com cantos e danças tradicionais. Depois, faremos a roda de conversa 'A Tradição de Amamentar na Aldeia', com depoimentos e relatos de mulheres Xavantes de diferentes gerações, e haverá o plantio simbólico do ipê amarelo, em uma ação coletiva de celebração à vida e aos cuidados”, afirmou Rosiene.
A ideia é que a semana de mobilização seja comemorada todos os anos e incluída na agenda oficial do Agosto Dourado em Mato Grosso, pois reforça que a amamentação é essencial para assegurar a saúde, a segurança alimentar e o bem-estar de mães e crianças, inclusive as populações indígenas.
Rosiene explicou que o projeto busca fortalecer as práticas tradicionais de cuidado e alimentação dos povos indígenas, incentivar a amamentação e, ao mesmo tempo, promover a formação permanente de profissionais de saúde que atuam em contextos indígenas.
“A criação da Semana de Apoio à Amamentação Indígena demonstra o compromisso do Estado de Mato Grosso com os direitos constitucionais dos povos originários, sendo uma importante estratégia de saúde pública e valorização cultural”, destacou a coordenadora.
De acordo com o técnico responsável pela Equipe de Promoção da Amamentação e Alimentação Complementar Saudável da SES, Rodrigo Carvalho, algumas comunidades indígenas enfrentam altas taxas de desnutrição infantil, baixo peso ao nascer e mortalidade evitável, sendo urgente a implementação de estratégias voltadas à alimentação infantil.
“O acesso desigual aos serviços públicos de saúde, influências negativas que incentivam o consumo de produtos ultraprocessados em detrimento dos saberes alimentares tradicionais, entre outros fatores, podem dificultar a amamentação”, explicou.
A coordenadora-geral de Atenção à Saúde das Crianças, Adolescentes e Jovens do Ministério da Saúde, Sonia Venancio, e a diretora do Departamento de Atenção Primária à Saúde Indígena da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), Putira Sacuena, também estarão presentes na abertura.
A iniciativa inédita será realizada até o dia 14 de agosto nas aldeias de Mato Grosso, com ações planejadas de maneira integrada e com participação ativa dos povos indígenas. Ao longo da semana, serão realizadas rodas de conversa, encontros e oficinas com mulheres indígenas, parteiras tradicionais, profissionais de saúde e gestores públicos.
O projeto prevê parcerias com organizações indígenas e movimentos sociais, além da articulação com órgãos como a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), os Conselhos Distritais de Saúde Indígena (Condisi) e as Secretarias Municipais de Saúde.
Leia também
Sábado, 09 de Agosto de 2025
Sábado, 09 de Agosto de 2025
Sábado, 09 de Agosto de 2025
Sábado, 09 de Agosto de 2025
Sábado, 09 de Agosto de 2025
Sexta-Feira, 08 de Agosto de 2025

Cuiabá
. Umidade do ar:
11 Aug 2025
27ºC / 19ºC
12 Aug 2025
27ºC / 19ºC
As mais lidas
Meio Ambiente
Corpo de Bombeiros combate incêndio em veículo às margens da MT-010
09/08/2025 09:00:00