14/07/2025 08:15:00

Sefaz compartilha experiência com Orçamento Mulher na Câmara Municipal de Cuiabá

Apresentação foi feita durante a reunião da Comissão dos Direitos das Mulheres

Sefaz compartilha experiência com Orçamento Mulher na Câmara Municipal de Cuiabá - Notícias - Mato Grosso digital

A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz) participou, nesta quinta-feira (11.7), da reunião da Comissão dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal de Cuiabá para apresentar a experiência do Governo do Estado na elaboração do Orçamento Mulher. A participação atendeu a um convite da Câmara, que buscou a expertise da Sefaz justamente pelo protagonismo do Estado na adoção do orçamento temático sensível ao gênero.

 

A apresentação foi conduzida pela equipe da Secretaria Adjunta do Orçamento Estadual, responsável pela construção metodológica do relatório “A Mulher no Orçamento”. O documento foi instituído com base nas leis orçamentárias (LOA e LDO) e vem sendo elaborado de forma técnica, ampliando a transparência no processo orçamentário e a participação social na gestão fiscal.

 

“O relatório é um instrumento que contribui para garantir políticas públicas mais inclusivas e assertivas. Estivemos hoje na Câmara com o objetivo de apoiar o município de Cuiabá na elaboração do Orçamento Mulher, já contando com a experiência da Sefaz na construção desse importante mecanismo de transparência e controle social das políticas públicas voltadas exclusivamente ou não às mulheres”, destacou o secretário adjunto do Orçamento Estadual, Ricardo Capistrano.

Durante a reunião, a equipe da Sefaz explicou como é feita a estruturação do orçamento temático, desde a identificação das ações governamentais que impactam direta ou indiretamente a vida das mulheres até a definição dos critérios usados para classificar os programas. Também foi destacada a importância de integrar o planejamento, a execução e o acompanhamento do orçamento. A metodologia adotada pelo orçamento estadual considera diferentes formas de autonomia das mulheres econômica, física, política e de acesso a direitos e segue padrões recomendados por organismos internacionais como a ONU, OCDE e CEPAL.

“Convidamos o Governo do Estado, a Sefaz, que prontamente veio falar sobre o Orçamento Mulher. Buscamos essa expertise porque temos hoje uma lei municipal (Lei nº 7.259/2025), de minha autoria. Queremos entender como esse trabalho foi desenvolvido no Estado, onde tem sido um sucesso, para aplicarmos aqui na nossa capital”, afirmou a vereadora e presidente da Comissão dos Direitos da Mulher, Maria Avalone.

O secretário municipal de Planejamento, Nivaldo Carvalho, também reconheceu o trabalho da equipe estadual. “Parabenizo a equipe do Governo do Estado pelo conhecimento, pela forma de abordagem e domínio do tema. Agora me sinto muito mais preparado para interagir com minha equipe e, também, promover a articulação com a Câmara e com o Governo do Estado, para que possamos implementar essa iniciativa da forma mais célere possível”.

A reunião técnica ainda contou com a presença da vice-presidente da Comissão, vereadora Baixinha Giraldelli; do vereador e membro da Comissão, Wilson Kero Kero; e dos secretários municipais de Planejamento, Nivaldo Carvalho, adjunta de Assistência Social, Paolla Reis, e da Mulher, Hadassah Suzannah.

 

Também participaram as servidoras da Sefaz Graciely Correa, coordenadora do GTP do Orçamento Temático e Sensível a Gênero, e Evanildes Padilha, especialista em materiais orientativos orçamentários, além da professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Rosângela Saldanha Pereira.

 

 

 

 

 

 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

15 Jul 2025

27ºC / 19ºC

16 Jul 2025

27ºC / 19ºC