15/12/2025 08:20:00

Proposta de imersão literária e distribuição de livros fomenta economia criativa

O intuito é impulsionar a literatura e a economia criativa regional, com uma programação diversificada

Proposta de imersão literária e distribuição de livros fomenta economia criativa - Notícias - Mato Grosso digital
Com a proposta de promover um dia inteiro de imersão literária, apoio ao pequeno empreendedor e acesso ao conhecimento, a terceira edição da Livraiada, Feira de Livretos e Escritores, retorna ao cenário cultural de Mato Grosso neste sábado (13/12), na loja Tchá Por Discos, na avenida Edgar Vieira, 640, bairro Boa Esperança, em Cuiabá. O intuito é impulsionar a literatura e a economia criativa regional, com uma programação diversificada. 
 
 
O projeto é viabilizado com recursos do edital MT Criativo – edição Lei Paulo Gustavo, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). “O Livraiada é um dos poucos projetos de feira que oportunizou o protagonismo da literatura. Nesse sarau, o projeto vai fazer a aquisição de algumas obras de autores mato-grossenses, fomentando o mercado editorial”, destaca a superintendente de Desenvolvimento da Economia Criativa da Secel, Keiko Okamura. 
 
 
Pela manhã, entre 10h e 12h, vai ser ministrada a oficina “Filosofia, Arte e Conhecimento”, pelo professor Júlio Custódio, que convida o público à reflexão, pensamento crítico e à apreciação artística.
 
 
A organização da feira promove também um “Sarau Livre” com microfone disponível, que convida o público a declamar poesias e textos autorais ou favoritos. Um dos participantes confirmados é o jornalista, escritor e membro da Academia Mato-grossense de Letras, Lorenzo Falcão, com vasta experiência e contribuições para a cultura.
 
 
O evento prevê a distribuição gratuita de livros de autores regionais, o que permite à população contato direto com a produção literária de Mato Grosso. A Livraiada mantém o foco no incentivo à produção local. “A iniciativa surge no sentido de fomento à literatura e incentivo ao leitor. Quando falamos em economia criativa, incluímos a distribuição do produto, produzido aqui no Estado, e na divulgação dessa literatura, feita também em Mato Grosso, e na formação”, frisa Keiko.
 
 
Escritores independentes que desejarem vender livros durante a feira estão convidados para apresentar as obras diretamente ao público leitor e fortalecer a comunidade literária. 
 
 
Pela tarde, está prevista uma apresentação de DJ, com música para a celebração cultural, entre 17h e 20h.
 
 
O evento é uma produção do Coletivo Livraiada, com o apoio da Tchá Por Discos. O Sarau Literário Livraiada foi contemplado no edital MT Criativo - Feira de Economia Criativa/Solidária, promovido pela Secel com recursos da Lei Paulo Gustavo. Também conta com apoio do Ministério da Cultura e Governo Federal.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

17 Dec 2025

27ºC / 19ºC

18 Dec 2025

27ºC / 19ºC

ENQUETE

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Votar Ver resultados

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Voto registrado com sucesso!

Ver resultados