22/12/2025 08:05:00

Projeto do Hospital Central do Estado foi 100% elaborado por servidores da Secretaria de Saúde

Equipes buscaram melhores práticas de funcionalidade, segurança, humanização e eficiência, sempre com foco no que podemos oferecer de melhor ao cidadão

Projeto do Hospital Central do Estado foi 100% elaborado por servidores da Secretaria de Saúde - Notícias - Mato Grosso digital
O Hospital Central do Estado de Mato Grosso, que será inaugurado pelo Governo do Estado na próxima sexta-feira (19.12), no Centro Político Administrativo, em Cuiabá, ficou 34 anos com as obras inacabadas. Coube à equipe da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) fazer o projeto arquitetônico do zero.
 
 
A estrutura do Hospital Central foi ampliada de 9 mil m² para 32 mil m² de área construída para atender as demandas de alta complexidade, uma ampliação de três vezes do tamanho original.
 
 
Segundo a secretária adjunta de Infraestrutura e Tecnologia da Informação, Mayara Galvão, foi a primeira vez que a SES concebeu integralmente um empreendimento dessa magnitude, com corpo técnico especializado e estruturado dentro da própria pasta.
 
 
“Trata-se de um marco histórico para a Secretaria. Desde o início, buscamos incorporar as melhores práticas de funcionalidade, segurança, humanização e eficiência, sempre com foco no que podemos oferecer de melhor ao usuário do SUS [Sistema Único de Saúde]. Foram realizados diversos estudos, visitas técnicas a unidades de referência no país, análises comparativas e discussões multidisciplinares para assegurar que cada ambiente atendesse plenamente às necessidades assistenciais e operacionais”, contou.
 
 
Cerca de 40 profissionais estiveram diretamente envolvidos no desenvolvimento do projeto, entre arquitetos, engenheiros, analistas e técnicos especializados. A ação teve o envolvimento indireto de 100 servidores só no setor de Infraestrutura.
 
 
“A retomada da obra foi uma determinação do governador Mauro Mendes, que pediu ambientes acolhedores para os pacientes e acompanhantes. E o que mais nos orgulha é o significado do projeto.
 
 
Ele simboliza a valorização dos profissionais da casa, o fortalecimento da gestão pública e a entrega de um equipamento de saúde que muda vidas. Entregaremos não apenas um hospital, deixaremos um grande legado para o Estado de Mato Grosso”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
 
 
A unidade terá 287 leitos totais, 96 leitos de cuidados intensivos, sendo 60 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A estrutura ainda contará com dez salas cirúrgicas, inclusive com a realização de cirurgias robóticas e duas salas de hemodinâmica para realizar procedimentos minimamente invasivos, como cateterismo cardíaco e angioplastia.
 
 
Dentre as especialidades médicas previstas para o hospital, estão: cirurgia geral, cirurgia do aparelho digestivo, ortopedia, urologia, cirurgia oncológica, cirurgia vascular, cardiologia, neurocirurgia e hemodinâmica. No futuro, também é prevista a realização de transplantes na unidade.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

23 Dec 2025

27ºC / 19ºC

24 Dec 2025

27ºC / 19ºC

ENQUETE

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Votar Ver resultados

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Voto registrado com sucesso!

Ver resultados