04/03/2026 09:00:00

Sema consolida plano de educação ambiental em Recursos Hídricos na Bacia do Alto Paraguai

Plano será o primeiro a ser construído de forma participativa

Sema consolida plano de educação ambiental em Recursos Hídricos na Bacia do Alto Paraguai - Notícias - Mato Grosso digital
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) concluiu, nesta sexta-feira (27.2), o ciclo de oficinas participativas promovidas no Estado para a construção coletiva do Plano de Educação Ambiental em Recursos Hídricos das Unidades de Planejamento e Gerenciamento (UPG) do Alto Paraguai Médio e Superior, por meio de um seminário de consolidação. O evento contou com a presença dos membros dos Comitês de Bacia Hidrográfica dos rios Cabaçal, Sepotuba e Alto Paraguai Superior.
 
 
Gestores públicos e representantes da sociedade civil também estiveram presentes durante os encontros ocorridos em dezembro e janeiro nos municípios de Araputanga (CBH Cabaçal), Diamantino (CBH Alto Paraguai Superior) e Tangará da Serra (CBH Sepotuba).
 
 
Eles colaboraram com informações para elaborar o Plano de Educação Ambiental em Recursos Hídricos (PEA-PRH) das UPGs da Bacia do Alto Paraguai.
 
 
O seminário desta sexta-feira buscou garantir que o Plano de Educação Ambiental (PEA) atendesse às demandas do Plano de Bacia Alto Paraguai Médio e Superior, tanto em relação à Política Estadual de Recursos Hídricos, quanto à Política Estadual de Educação Ambiental, além de constituir um espaço coletivo de diálogo para a construção do PEA comum às duas regiões hidrográficas de planejamento.
 
 
 
 
 
 
“Esta parceria entre recursos hídricos e educação ambiental é de suma importância para realizar a construção participativa do plano de educação ambiental em uma região hidrográfica relevante tanto para o abastecimento daquela região quanto para a própria formação do Pantanal. Na superintendência, o fortalecimento da participação social é a diretriz principal que norteia a gestão das águas em MT”, afirmou a superintendente de Educação Ambiental e Atendimento ao Cidadão, Juliana Carvalho.
 
 
A mesa institucional contou com a apresentação da secretária adjunta de Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Lilian Ferreira dos Santos, do superintendente de Recursos Hídricos, Luiz Henrique Noquelli, e da representante da diretoria do CBH Cabaçal, Edna Soares da Silva.
 
 
 

 
 
*Com supervisão de Clênia Goreth e Renata Prata
 
 
 
 
 
 
 

Fotos

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

05 Mar 2026

27ºC / 19ºC

06 Mar 2026

27ºC / 19ºC

ENQUETE

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Votar Ver resultados

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Voto registrado com sucesso!

Ver resultados