18/09/2026 08:05:00
Prefeitura apresenta LOA 2027 com orçamento estimado em R$ 2,3 bilhões e revisa PPA
A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, realizou, nesta sexta-feira (18.09), audiência pública para apresentação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2027 e da revisão do Plano Plurianual (PPA) 2027-2029. O evento ocorreu na sede do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), localizada no bairro Chapéu do Sol.
Conforme apresentado durante a audiência, o Município estima um orçamento de R$ 2.327.169.616,10 (dois bilhões, trezentos e vinte e sete milhões, cento e sessenta e nove mil, seiscentos e dezesseis reais e dez centavos) para 2027.
“Estamos apresentando um orçamento que atende e contempla diversas áreas do nosso município. Claro que o foco da gestão Flávia Moretti é atender com a maior qualidade possível a educação, obras e infraestrutura e saúde, porém também abrangemos outros itens, como a valorização dos servidores públicos, com a atualização dos Planos de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS)”, explicou a secretária municipal de Planejamento, Lucineia Ribeiro.
Segundo a secretária, a revisão do PPA ocorre, entre outros motivos, pela concentração de 65 das 235 ações previstas no plano anterior dentro de um único programa, denominado Apoio Administrativo.
“Havia dentro deste programa a construção de CRAS e Centro POP, quartel da Guarda Municipal, valorização dos servidores, plano de mobilidade urbana, entre outros. Quando há tantas políticas públicas dentro de um mesmo programa, fica mais difícil a realização. Então, organizamos o PPA em 15 programas, cada um respondendo a um problema específico e com suas ações”, afirmou Lucineia.
Programas
Com a revisão, o PPA está organizado em 15 programas:
· Saúde Integral Resolutiva;
· Educação com Aprendizagem e Inclusão;
· Saneamento Universal e Segurança Hídrica;
· Mobilidade, Acessibilidade e Infraestrutura Urbana;
· Proteção Social, Direitos Humanos e Segurança Alimentar;
· Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Inovação e Turismo;
· Conexão Agroverde;
· Habitação, Regularização Fundiária e Desenvolvimento Urbano;
· Cultura, Esporte e Lazer;
· Segurança e Defesa Civil;
· Administração Tributária, Regularização Fiscal e Eficiência de Gastos;
· Gestão de Pessoas e Valorização de Pessoas;
· Planejamento de Governança e Gestão por Resultados;
· Captação de Recursos, Projetos e Articulação Institucional Metropolitana;
· Previdência Municipal.
Leia também
Sexta-Feira, 18 de Setembro de 2026
Sexta-Feira, 18 de Setembro de 2026
Sexta-Feira, 18 de Setembro de 2026
Sexta-Feira, 18 de Setembro de 2026
Quarta-Feira, 16 de Setembro de 2026
Quarta-Feira, 16 de Setembro de 2026
Cuiabá
. Umidade do ar:
20 Sep 2026
27ºC / 19ºC
21 Sep 2026
27ºC / 19ºC

