12/11/2025 08:10:00

MT Hemocentro realiza capacitação sobre doença falciforme

O evento será no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM), no Centro Político Administrativo de Cuiabá, das 13h30 às 18h

MT Hemocentro realiza capacitação sobre doença falciforme - Notícias - Mato Grosso digital
O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, realiza nesta quinta-feira (13.11) capacitação com o tema “Manejo da Dor em Pessoas com Doença Falciforme”. O evento será no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM), localizado no Centro Político Administrativo de Cuiabá, das 13h30 às 18h.
 
 
O público-alvo são profissionais da saúde das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e dos hospitais de Cuiabá e Várzea Grande. Os interessados podem se inscrever neste link.
 
 
A capacitação tem o intuito de habilitar os profissionais da saúde sobre a analgesia específica em pacientes com doença falciforme e de expandir o conhecimento dos participantes em relação ao protocolo estabelecido para o tratamento da dor.
 
 
A sensibilização sobre a doença falciforme refere-se à educação e conscientização sobre a patologia, visando melhorar a assistência, o diagnóstico e o tratamento humanizado.
 
 
O diretor do MT Hemocentro, Fernando Henrique Modolo, convida os profissionais da saúde a participarem da capacitação.
 
 
“Esta palestra foi planejada para dar mais visibilidade para a doença falciforme, para o atendimento e o tratamento adequado aos pacientes que possuem a patologia. Por isso, convido todos os profissionais da saúde a participarem desta capacitação e aprimorarem seus conhecimentos relacionados ao assunto”, ressaltou.
 
 
Mais sobre a doença
A doença falciforme é genética, hereditária e caracterizada por alterações nas hemácias do sangue. Os glóbulos vermelhos se tornam rígidos e assumem formato de foice, dificultando a passagem de oxigênio para cérebro, pulmões, rins e outros órgãos.
 
 
A enfermidade não tem cura e pode provocar o comprometimento das principais funções do organismo, caso o portador não receba a assistência adequada. O diagnóstico é feito na Triagem Neonatal, com o Teste do Pezinho, e pelo exame de eletroforese de hemoglobina.
 
 
Entre os sintomas estão crises de dor, síndrome mão-pé, infecções, úlcera de perna, sequestro do sangue no baço, palidez, cansaço fácil e icterícia.
 
 
O MT Hemocentro é referência no tratamento da doença falciforme no Estado. No momento, a unidade atende 599 pacientes com a patologia.
 
 
 
*Sob a supervisão de Luiza Goulart
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

13 Nov 2025

27ºC / 19ºC

14 Nov 2025

27ºC / 19ºC

ENQUETE

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Votar Ver resultados

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Voto registrado com sucesso!

Ver resultados