03/06/2026 08:00:00

Mato Grosso amplia conexão aérea com nova rota da Azul para São Paulo

Nova operação da Azul reforça a expansão da malha aérea em Mato Grosso e amplia a conectividade entre o Centro-Oeste e São Paulo

Mato Grosso amplia conexão aérea com nova rota da Azul para São Paulo - Notícias - Mato Grosso digital

O Governo de Mato Grosso e a Azul Linhas Aéreas anunciaram, nesta semana, uma nova operação aérea entre o Aeroporto Internacional Marechal Rondon, na região metropolitana de Cuiabá, e o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. O anúncio foi feito durante reunião entre o governador Otaviano Pivetta e o CEO da companhia, John Rodgerson.

 

Durante o encontro, Pivetta destacou a importância da ampliação da conectividade aérea para o desenvolvimento econômico e a mobilidade da população mato-grossense. O governador também defendeu o fortalecimento das rotas regionais e a ampliação de operações nacionais e internacionais no Estado.

 

“Nos alegra muito saber que a Azul Linhas Aéreas está interessada em fazer negócios em Mato Grosso. Nós queremos receber vocês aqui e dar todo o apoio necessário, porque precisamos da Azul para desenvolver o nosso Estado, melhorar a mobilidade da população e oferecer mais opções de voos para o nosso povo em geral”, afirmou Pivetta.

 

Segundo o CEO da Azul, a companhia pretende ampliar a presença em Mato Grosso e colaborar com a expansão da malha aérea regional. Rodgerson afirmou que a empresa está trabalhando para atender demandas relacionadas ao aumento de voos e horários considerados estratégicos para o Estado.

 

“Estamos muito felizes por estarmos aqui. O Governo de Mato Grosso foi duro nas negociações, pedindo mais voos e horários nobres, e a Azul está empenhada em atender Mato Grosso. Vai ser um prazer voar com vocês”, declarou.

 

A nova rota entre Cuiabá e Congonhas começará a operar após o feriado da Independência, em setembro de 2026, com duas frequências diárias em cada sentido. As operações serão realizadas com aeronaves Embraer E2, com capacidade para 136 passageiros.

 

Ao todo, serão 26 voos semanais e mais de 14 mil assentos ofertados por mês. A conexão deve ampliar o acesso de passageiros mato-grossenses à capital paulista e facilitar conexões para outros destinos nacionais operados pela companhia.

 

A ampliação da malha aérea também busca atender à demanda corporativa ligada ao agronegócio, setor estratégico para a economia de Mato Grosso, além de fortalecer o turismo regional. Cuiabá é considerada uma das principais portas de entrada para destinos como o Pantanal, Chapada dos Guimarães e Nobres.

 

A nova operação ocorre após a reformulação do programa Voe MT, conduzida pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec). As mudanças passaram a vincular os incentivos fiscais à ampliação efetiva da malha aérea, considerando critérios como frequência de voos, número de municípios atendidos e expansão das conexões regionais e nacionais.

 

Além da nova rota para Congonhas, a Azul também ampliou recentemente suas operações em Mato Grosso, incluindo a retomada da ligação entre Alta Floresta e Cuiabá e novas rotas saindo da capital mato-grossense para municípios como Vilhena, Ji-Paraná e Cacoal.

 

 

 

 

 

 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

04 Jun 2026

27ºC / 19ºC

05 Jun 2026

27ºC / 19ºC

ENQUETE

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Votar Ver resultados

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Voto registrado com sucesso!

Ver resultados