17/01/2026 08:20:00

Hospital Regional de Alta Floresta mantém alta performance e ultrapassa cirurgias de 2024

Unidade da SES realizou 4.967 cirurgias de janeiro a novembro de 2025, com 518 procedimentos a mais do que o registrado durante todo o ano de 2024

Hospital Regional de Alta Floresta mantém alta performance e ultrapassa cirurgias de 2024 - Notícias - Mato Grosso digital
O Hospital Regional de Alta Floresta, administrado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), realizou 4.967 cirurgias de janeiro a novembro de 2025, número que já superou o total de 2024, quando foram realizados 4.449 procedimentos.
 
 
A boa performance do hospital fica ainda mais evidente na comparação com o desempenho de 2023, quando foram realizadas 3.776 cirurgias, quase 1.200 a menos do que de janeiro a novembro de 2025.
 
 
As principais especialidades cirúrgicas realizadas pela unidade neste ano foram em cirurgia-geral (1.916), ortopedia (1.254), ginecologia e obstetrícia (1.128). O número de atendimentos totais também aumentou: passou de 24.754, em 2023, para 29.898 de janeiro a novembro deste ano.
 
 
Em 2025, foram realizados 9.172 atendimentos de urgência e emergência, sendo que 6.013 pacientes foram internados. 
 
 
“O Hospital Regional de Alta Floresta vem apresentando um aumento significativo no número de procedimentos cirúrgicos e fecha 2025 com mais de 5.000 cirurgias. Em breve, estaremos inaugurando uma nova estrutura para esse hospital, que merece funcionar em uma sede ampla e moderna”, afirmou o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo.
 
 
A obra do novo Hospital Regional de Alta Floresta já está 97% concluída. Segundo o secretário adjunto de Gestão Hospitalar da SES, Oberdan Lira, a unidade é destaque em produtividade e qualidade.
 
 
“A gestão estadual trabalha para garantir a segurança e a qualidade na assistência prestada aos usuários do SUS [Sistema Único de Saúde].
 
 
Contamos com a construção do novo Hospital Regional de Alta Floresta, que vai ampliar o número de leitos e contribuir ainda mais com os atendimentos realizados na região”, avaliou.
 
 
A diretora do Hospital Regional de Alta Floresta, Taniele Mechi, considera que houve avanço em todos os aspectos nos últimos anos, sobretudo com a ampliação de 10 leitos de UTI na unidade.
 
 
“Houve avanços em número de cirurgias e consultas especializadas para a toda a região, como também em aquisição de equipamento, modernização e reformas. Para fechar o ano, dobramos a capacidade de atendimento da área de UTI, com a criação de dez novos leitos, o que demonstra o compromisso de garantir a qualidade em assistências a todos os usuários do hospital”, informou.
 
 
Em novembro do ano passado, o Hospital Regional recebeu 11 novos ventiladores pulmonares e 12 berços hospitalares em um investimento de R$ 1 milhão.
 
 
O paciente João Victor Coelho, 23 anos, ficou 49 dias internado na unidade após sofrer um acidente de trânsito voltando da cidade vizinha, em maio deste ano, e é só elogios para o atendimento que recebeu.
 
 
“Cheguei no hospital, o médico fez pontos na minha cabeça, porque que tinha arrancado parte do couro cabelo no acidente. O médico fez um raio-X e eu tinha quebrado a mesma perna em dois lugares, quebrei um dedo da mão, cinco costelas que quebraram e perfuraram meu pulmão. Tive pneumonia aguda, fui tratado e fiquei 21 dias na UTI dormindo. O tratamento no hospital foi magnífico, todos davam muita atenção para mim”, avaliou o paciente.
 
 
 
 
 

Saiba mais sobre o hospital
O Hospital Regional de Alta Floresta é referência pelo SUS para a população da região do Alto Tapajós, que tem uma população de 111.154 pessoas, conforme o Censo Demográfico 2022.
 
 
A unidade dispõe de 93 leitos de internação geral, sendo 22 leitos pediátricos, entre observação e internação pediátrica; 20 leitos de UTI adulto; e 3 leitos de observação de pronto-socorro.
 
 
Atualmente, o hospital realiza atendimentos presenciais e sobreavisos de especialidades cirúrgicas: anestesiologia, cirurgia geral, cirurgia vascular, urologia, neurocirurgia, ortopedia e traumatologia, ginecologia e obstetrícia, e otorrinolaringologista. A unidade também atende as seguintes especialidades clínicas: clínica médica geral, cardiologia, médico intensivista e pediatria.
 
 
 
 
 
 
 
 

Fotos

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

19 Jan 2026

27ºC / 19ºC

20 Jan 2026

27ºC / 19ºC

ENQUETE

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Votar Ver resultados

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Voto registrado com sucesso!

Ver resultados