29/01/2026 08:10:00
Governo de MT lança programa Regulariza Rural: “estão dando segurança para produzir”, afirma produtor
Iniciativa do Estado vai regularizar gratuitamente 1.300 propriedades rurais, ampliando a agricultura familiar e a produção sustentável
O Governo de Mato Grosso lançou, nesta terça-feira (27.1), o Programa Regulariza Rural, em Tangará da Serra. A iniciativa vai beneficiar 1.300 pequenos produtores, oferecendo consultoria técnica gratuita para a elaboração do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e do Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas e Alteradas (PRADA), nos casos em que sejam constatados passivos ambientais.
O vice-governador Otaviano Pivetta destacou a importância do programa para os produtores.
"Sempre vi que a agricultura era onde tinha mais oportunidade, porque é na terra que a gente planta, colhe e vive. Minha trajetória começou no antigo assentamento de Lucas do Rio Verde, onde cada agricultor recebia 200 hectares. Foi lá que aprendi o valor do trabalho do pequeno produtor e como a dedicação na terra transforma vidas.
Programas como o Regulariza Rural Tangará dão segurança ao produtor, permitindo regularizar a propriedade, acessar financiamento e produzir dentro da legalidade. É assim que cuidamos da terra, da família e do futuro de Mato Grosso", afirmou.
“O programa Regulariza Rural Tangará vai permitir que o produtor tenha segurança para regularizar sua propriedade, acessar crédito e produzir dentro da legalidade. É uma forma de cuidar da terra, da família e do futuro de Mato Grosso, promovendo a agricultura familiar de forma sustentável e planejada”, completou Otaviano Pivetta.
O programa é realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Serviço Florestal Brasileiro, com recursos do Banco KfW, e execução pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), além do apoio do REM, Instituto Produzir, Conservar e Incluir (PCI), Sindicato Rural de Tangará da Serra, Empaer, Secretaria de Estado de Agricultura (Seaf) e Embrapa.
O produtor rural Gabriel Roberto de Sousa, de 63 anos, morador do assentamento Vale do Sol 2, na região do Bezerro Vermelho, destacou a importância da regularização fundiária. “É um sonho que está se tornando realidade. No passado, era muito difícil para o pequeno proprietário ter acesso à regularização da sua área. Hoje, graças ao apoio do Governo de Mato Grosso, conseguimos conquistar a documentação e ter segurança para produzir”, contou.
Gabriel possui uma propriedade de aproximadamente cinco hectares, onde cria gado, porcos e galinhas para subsistência familiar. Ele ressaltou que a regularização fundiária proporciona segurança jurídica e condições para planejar investimentos futuros, sempre respeitando o meio ambiente. “Antes, o pequeno produtor não tinha acesso nem oportunidade. Hoje, esse modelo está mudando e dá credibilidade a quem trabalha na agricultura familiar, que é a base da produção sustentável em Mato Grosso”, pontuou.
O vice-governador concluiu destacando a expectativa do governo com o programa. “A expectativa é que, ainda neste ano, todos os 1.300 produtores tenham suas propriedades regularizadas, garantindo acesso a políticas públicas, financiamento e produção sustentável. É assim que construímos um Mato Grosso mais forte e justo para todos”, finalizou.
Leia também
Quinta-Feira, 29 de Janeiro de 2026
Quinta-Feira, 29 de Janeiro de 2026
Quinta-Feira, 29 de Janeiro de 2026
Quinta-Feira, 29 de Janeiro de 2026
Quarta-Feira, 28 de Janeiro de 2026
Quarta-Feira, 28 de Janeiro de 2026
Cuiabá
. Umidade do ar:
30 Jan 2026
27ºC / 19ºC
31 Jan 2026
27ºC / 19ºC
As mais lidas
ENQUETE
EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?
EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?
Voto registrado com sucesso!
Ver resultados


