03/11/2025 08:00:00

Central Estadual de Transplantes faz captações de fígado, rins e córneas em Nova Mutum e Várzea Grande

Doações de órgãos vão salvar sete pacientes que aguardavam por transplantes

Central Estadual de Transplantes faz captações de fígado, rins e córneas em Nova Mutum e Várzea Grande - Notícias - Mato Grosso digital
A Central Estadual de Transplantes, unidade administrada pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), realizou duas captações de múltiplos órgãos em Mato Grosso nesta quinta e sexta-feira (30 e 31.10). Os procedimentos foram realizados, respectivamente, em Nova Mutum e em Várzea Grande.
 
 
“A solidariedade de uma família enlutada deve ser exaltada, pois graças a estas boas ações será possível salvar várias pessoas que aguardavam por um transplante”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
 
 
Na quinta-feira, a 11ª cirurgia de captação de órgãos deste ano em Mato Grosso começou às 11h51 e acabou às 13h54, no Hospital Regional Hilda Strenger Ribeiro, em Nova Mutum. Foram captados dois rins e duas córneas, que vão contemplar quatro pacientes que aguardam por transplante.
 
 
A equipe captadora desta ação é do Hospital São Mateus e do Banco de Olhos de Cuiabá, e contou com suporte do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), do Sistema Nacional de Transplantes e da SES.
 
 
Nesta sexta-feira, a 12ª captação de múltiplos órgãos deste ano foi realizada no Hospital Pronto-socorro Municipal de Várzea Grande (HPSMVG), das 10h21 às 12h35, com a captação de um fígado e duas córneas, que vão contemplar três pacientes.
 
 
A equipe de captação é de Brasília e do Banco de Olhos de Cuiabá, com suporte logístico da Força Aérea Brasileira (FAB), do SNT e da SES.
 
 
 
 
 
A secretária-adjunta do Complexo Regulador, Fabiana Bardi, destaca que todo o trabalho e investimento feito na capacitação de profissionais das unidades captadoras tem sido fundamental para a conscientização sobre o transplante de órgãos.
 
 
“A Central já captou 18 rins, oito fígados e um coração nas 12 captações de múltiplos órgãos de Mato Grosso neste ano. Sem falar que de janeiro a setembro foram captadas 242 córneas, o que permitiu que a Secretaria atendesse todos os pacientes que aguardavam por um transplante de córnea no Estado”, explicou Fabiana.
 
 
Segundo a coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Anita Ricarda da Silva, a paciente que possibilitou a captação de fígado em Várzea Grande nesta sexta-feira é a primeira doadora de órgãos de Mato Grosso que estava em um programa de hemodiálise.
 
 
“Essa doadora tinha problema no rim, mas o fígado estava em perfeitas condições, o que permitiu a captação para salvar a vida de alguém que precisa”, contou Anita.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Fotos

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

05 Nov 2025

27ºC / 19ºC

06 Nov 2025

27ºC / 19ºC

ENQUETE

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Votar Ver resultados

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Voto registrado com sucesso!

Ver resultados