14/12/2025 08:00:00
Arquivo Público representa MT em programa de memória da Unesco com acervo sobre a Guerra do Paraguai
O “Repertório Guerra ao Paraguai” passa a integrar o Registro Regional da Memória do Mundo da América Latina e Caribe
O Arquivo Público de Mato Grosso, vinculado à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), recebeu reconhecimento internacional pelo acervo “Repertório Guerra ao Paraguai”, que passa a integrar o Registro Regional da Memória do Mundo da América Latina e Caribe, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Entre os 29 acervos selecionados pelo Comitê Regional para a América Latina e o Caribe do Programa Memória do Mundo (MoWLAC), sete são brasileiros, evidenciando a diversidade e a relevância do patrimônio documental preservado em arquivos, bibliotecas, museus e centros de pesquisa do país.
A decisão ocorreu durante a XXV Reunião do Comitê Regional, realizada em Lima e Cusco, no Peru. Ao todo, 71 candidaturas de 15 países foram avaliadas pelos especialistas do programa.
Criado em 1992, o Programa Memória do Mundo tem como missão promover a preservação e o acesso ao patrimônio documental da humanidade.
No âmbito regional, o MoWLAC destaca acervos que contribuem para a identidade e a memória coletiva dos países latino-americanos e caribenhos.
Para o secretário de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, o reconhecimento internacional reafirma o papel estratégico do Arquivo Público. Ele lembra que o acervo está instalado em um edifício histórico, construído em 1941, em estilo Art Déco, totalmente restaurado e entregue pelo Governo de Mato Grosso em maio de 2024. “Ser escolhido para representar o Brasil demonstra a grande relevância do nosso Arquivo para a história do País. Esse reconhecimento reforça o excelente trabalho realizado ao longo dos anos e consolida o acervo como patrimônio essencial de Mato Grosso”, afirmou.
O acervo mato-grossense aborda a Guerra ao Paraguai (1864-1870), maior conflito armado internacional da América Latina. A coleção adota o termo “Guerra ao Paraguai” para indicar equilíbrio de responsabilidades entre os países envolvidos: Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai. Este é o segundo acervo do Arquivo Público de Mato Grosso reconhecido pelo Programa Memória do Mundo da Unesco. O primeiro foi inscrito no Registro Nacional em 2018 e tem o tema “Documentação dos Fortes do século XVII”.
Para a superintendente do Arquivo Público, Vanda Silva, o reconhecimento reforça o compromisso do Estado com a preservação histórica. “Ser escolhido, mais uma vez, é motivo de alegria. Mostra que o trabalho de preservação realizado pelo Arquivo está no caminho certo. Ver Mato Grosso sendo valorizado nacional e regionalmente comprova a importância do Arquivo Público para o nosso Estado”, destacou.
Leia também
Domingo, 14 de Dezembro de 2025
Domingo, 14 de Dezembro de 2025
Domingo, 14 de Dezembro de 2025
Domingo, 14 de Dezembro de 2025
Sábado, 13 de Dezembro de 2025
Sábado, 13 de Dezembro de 2025
Cuiabá
. Umidade do ar:
16 Dec 2025
27ºC / 19ºC
17 Dec 2025
27ºC / 19ºC
As mais lidas
Conexão Poder
Elaboração de relatórios foi tema do 4º Tricotando sobre Ouvidoria
14/12/2025 09:30:00
Política
Parlamento derruba parte dos vetos à LDO e conclui limpeza da pauta na ALMT
14/12/2025 08:35:00
ENQUETE
EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?
EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?
Voto registrado com sucesso!
Ver resultados


