27/10/2025 09:40:00

Servidores da Secel representam Mato Grosso em eventos de cooperação na China

Atividades visam a troca de experiências e o fortalecimento de relações entre a China e os Países de Língua Portuguesa

Servidores da Secel representam Mato Grosso em eventos de cooperação na China - Notícias - Mato Grosso digital
Representantes da Secretaria da Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) encerraram nessa quinta-feira (23.10) a participação em eventos de cooperação e intercâmbio entre o Governo de Mato Grosso e a China, realizados no país asiático. 
 
 
O superintendente de Preservação do Patrimônio Histórico e Museológico, Robinson de Carvalho Araujo, e a chefe da Unidade de Gestão de Recursos Federais e Inicadores, Veruska Almeida de Souza, participaram da 30ª Feira Internacional de Macau, da 2ª Exposição Econômica e Comercial China–Países de Língua Portuguesa e da Conferência de Jiangsu.
 
 
De acordo com Robinson Carvalho, o patrimônio histórico mato-grossense recebeu especial destaque nesta edição da Exposição Econômica e Comercial China–Países de Língua Portuguesa.
 
 
“Nosso patrimônio histórico foi foco de discussões quanto ao entendimento compartilhado a respeito da conservação da arquitetura colonial, por meio do intercâmbio cultural e de técnicas de preservação”, explicou.
 
 
Realizada no estado de Macau, na China, a exposição apresenta ao público os produtos característicos e o ambiente de investimento e negócios dos países lusófonos, além de divulgar a cooperação entre a China e os Países de Língua Portuguesa. O pavilhão contou com a participação dos demais dos países de língua portuguesa, sendo: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique e Portugal.
 
 
O evento é um dos principais relacionados à comunidade lusófona, possibilitando o intercâmbio a respeito do comércio internacional. Além disso, a troca de experiências e o compartilhamento de informações visa uma interpretação mais profunda quanto aos costumes e o modo de se viver dos países sob a colonização portuguesa.
 
 
“Essa colaboração entre nações vem proporcionando meios de valorizar e resgatar as raízes que edificaram nosso Estado. A atividade conseguiu demonstrar o capital cultural e turístico vinculado a arquitetura histórica de Mato Grosso, posicionando nossa cultura no cenário mundial”, concluiu Robinson.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Fotos

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

28 Oct 2025

27ºC / 19ºC

29 Oct 2025

27ºC / 19ºC

ENQUETE

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Votar Ver resultados

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Voto registrado com sucesso!

Ver resultados