18/12/2025 09:40:00

Programa de capacitação contemplado por edital da Secel fortalece conexão entre bibliotecas e comunidade

A formação começou em outubro e segue até o fim do primeiro semestre de 2026

Programa de capacitação contemplado por edital da Secel fortalece conexão entre bibliotecas e comunidade - Notícias - Mato Grosso digital
Gestores culturais, bibliotecários, técnicos e colaboradores de bibliotecas públicas e comunitárias de oito cidades mato-grossenses participam do primeiro ciclo de imersão técnica e cultural do Programa de Capacitação para o Fortalecimento do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca de Mato Grosso. 
 
 
O programa é executado pelo Instituto Saberes por meio do edital “Formação, Técnica de Auxiliar de Bibliotecas – edição Politica Nacional Aldir Blanc (Pnab)", promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). 
 
 
A iniciativa teve adesão de 113 dos 142 municípios do Estado. A formação começou em outubro e segue até o fim do primeiro semestre de 2026. É gratuita e também oferece cursos on-line, consultorias especializadas e eventos. A primeira etapa segue até janeiro, com treinamento e consultoria presencial em cada unidade.
 
 
Outros 12 municípios serão selecionados para o segundo ciclo de imersões, no primeiro semestre de 2026.
 
 
A imersão cultural já foi realizada em Nova Xavantina, Comodoro, Araputanga e Campos de Júlio. Nesta terça-feira (16.12), teve início a formação em Araguainha e, ainda nesta semana, o encontro chega à cidade de Cláudia. A capital mato-grossense e Ipiranga do Norte, também selecionadas no primeiro ciclo, receberão a formação em janeiro.
 
 
Durante a imersão, os participantes de cada biblioteca exploram caminhos para transformar o espaço mais acessível, vivo e pulsante, um local de encontros, convivência, criatividade e promoção da leitura, com o intuito de tornar as bibliotecas mais acolhedoras, criativas e conectadas com o tempo histórico vivenciado.
 
 
São debatidas estratégias para fortalecer a atuação da biblioteca na condição de mediadora cultural, com a formação de agentes da leitura, o desenvolvimento de projetos literários e a criação de programações diversificadas e permanentes. O programa inclui a construção do plano anual de ações, com o desenho de atividades, eventos e iniciativas de aproximação do público com o universo da leitura e da cultura.
 
 
Cada imersão é pensada de forma personalizada às especificidades de cada município. “A proposta é oferecer aos envolvidos na administração da biblioteca uma nova visão sobre gestão, modernização e dinamização do espaço, fortalecendo sua atuação como equipamento cultural relevante para o município. Nos encontros, propomos um conteúdo totalmente aplicável à realidade local”, destaca a bibliotecária Waldineia Almeida, integrante da equipe de treinamento presencial nas cidades selecionadas.
 
 
Outras informações podem ser obtidas pelo site http://www.capacitacaodebibliotecasmt.com.br/ e pelos perfis @capacitabibliotecasmt e @institutosaberess no Instagram.
 
 
 
 
 
 
 
 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Quinta-Feira, 18 de Dezembro de 2025

Terça-Feira, 16 de Dezembro de 2025

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

20 Dec 2025

27ºC / 19ºC

21 Dec 2025

27ºC / 19ºC

ENQUETE

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Votar Ver resultados

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Voto registrado com sucesso!

Ver resultados