14/05/2025 09:45:00

Cuiabá recebe festival de divulgação científica entre 19 e 21 de maio

Evento que conta com apoio da Seciteci é gratuito e aberto ao público em geral

Cuiabá recebe festival de divulgação científica entre 19 e 21 de maio - Notícias - Mato Grosso digital
Cuiabá recebe, entre os dias 19.5 e 21.5, nova edição do “Pint of Science”, festival internacional de divulgação da ciência. O evento reúne cientistas para conversas sobre projetos de pesquisa em ambientes mais descontraídos. Em 2025, 169 cidades brasileiras receberão a atração que comemora 10 anos de realização no país.
 
 
Em Cuiabá, a organização do evento é feita pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), com apoio do Parque Tecnológico Mato Grosso, Universidade do Estado de Mato Grosso e outros parceiros.
 
 
Segundo a coordenadora local do evento, Mari Borges, o Pint of Science busca promover um diálogo mais amplo entre a ciência e a sociedade. O evento ocorre tradicionalmente em bares, restaurantes e cafés.
 
 
“O evento tem apoio de importantes atores das principais instituições de ensino do Estado e do ecossistema de inovação local. A expectativa é que o Pint of Science continue se consolidando em Cuiabá e atraia um público cada vez maior em prol da divulgação científica”, afirma Mari.
 
 
O Pint of Science será realizado na hamburgueria Poltrona Nerd, situada na Rua Manágua, 132, bairro Jardim das Américas, em Cuiabá. A entrada é gratuita e não exige inscrições prévias. Para participar, basta comparecer ao local a partir das 19h, conforme a programação.
 
 
Para mais informações, confira o Instagram da Seciteci (Acesse aqui).
 
 
Programação Pint of Science Cuiabá 2025 :
 
 
19/05 – Segunda-feira
Tema: Conexões que transformam
Trabalho 1: Libras como chave para a construção de ambientes inclusivos, por Gabriela Galiassi
Trabalho 2: Um jardim, mil luzes e algumas estrelas: astrofotografia urbana, por Prof. Dr. Pablo Edilberto Munayaco Solorzano
Trabalho 3: Filtrando as águas do Pantanal, salvando cervejas: o papel das conchas dos rios, por Rogério dos Santos
 
 
20/05 – Terça-feira
Tema: Singularidades
Trabalho 1: Limites da normalidade e compreensão dos transtornos neuro divergentes, por Helena Glaziela Barbiero Amaral
Trabalho 2: Os benefícios do exercício físico na saúde psicológica e neurológica, por Prof. Me. Jonatas Delvynson Reis da Silva Duarte
 
 
21/05 – Quarta-feira
Tema: Fazedores do Futuro
Trabalho 1: Autonomia e ética nas interações com inteligência artificial generativa, por Felipe da Cruz Miranda
Trabalho 2:  Movimento maker como método de investigação, por Prof. Me. Maurício Guimarães de Oliveira
 
 
*Sob supervisão de Téo Meneses.
 
 
 
 
 
 
 
 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

16 May 2025

27ºC / 19ºC

17 May 2025

27ºC / 19ºC