19/11/2025 09:40:00

Atletas com deficiência representam MT nas Paralimpíadas Escolares em São Paulo

No primeiro bloco da competição paralímpica, as disputas são nas modalidades de atletismo, goalball, halterofilismo e taekwondo

Atletas com deficiência representam MT nas Paralimpíadas Escolares em São Paulo - Notícias - Mato Grosso digital
O primeiro grupo de estudantes que representam Mato Grosso nas Paralimpíadas Escolares embarcou, nesta segunda-feira (17.11), para São Paulo (SP). Até sexta-feira (21), os atletas, com idades entre 11 e 17 anos, competem nas modalidades de atletismo, goalball, halterofilismo e taekwondo.
 
 
A viagem é custeada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), que também chefia a delegação mato-grossense, além de ter promovido as seletivas estaduais para definir os representantes do Estado na competição nacional. 
 
 
“Esses jovens são exemplos de orgulho e de superação para todos nós.  É uma satisfação poder oferecer políticas públicas que possibilitam essa vivência incrível no esporte paralímpico”, destaca o secretário da Secel, David Moura.
 
 
Consolidado como um dos principais programas de identificação e formação de jovens talentos do esporte paralímpico no país, a competição escolar nacional reúne mais de 2 mil atletas das 27 unidades federativas. 
 
 
A cerimônia de abertura foi realizada na noite de segunda-feira (17).
 
 
E nesta terça-feira (18), o dia já é de classificação funcional, que agrupa os atletas de acordo com o grau de deficiência, em cada modalidade específica. As disputas começam na quarta-feira (19), a partir das 8h.
 
 
Nessa primeira etapa, são 29 atletas representando Mato Grosso. No segundo bloco de competições, que ocorre de 26 a 28 de novembro, o Estado levará mais 23 atletas para competir nas modalidades de natação, badminton, tênis de mesa e bocha.
 
 
Considerando as duas etapas da competição nacional, a delegação mato-grossense conta com representantes dos municípios de Alta floresta, Cuiabá, Cáceres, Lucas do Rio Verde, Paranatinga, Rondonópolis e Várzea Grande. Técnicos, atletas-guias, acompanhantes e assistentes integram também a equipe de Mato Grosso.
 
 
Promovidas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), as Paralimpíadas Escolares envolvem atletas com deficiência física, visual e intelectual. Toda a programação ocorre no Centro de Treinamento Paralímpico (CT), em São Paulo (SP).
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

21 Nov 2025

27ºC / 19ºC

22 Nov 2025

27ºC / 19ºC

ENQUETE

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Votar Ver resultados

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Voto registrado com sucesso!

Ver resultados