11/12/2025 09:25:00

Sérgio Ricardo certifica alunos do MBA e consolida maior programa de qualificação pública da história do estado

​Na solenidade de certificação dos alunos, realizada nesta terça-feira, o presidente do TCE-MT anunciou mais 1 mil vagas para 2026

Sérgio Ricardo certifica alunos do MBA e consolida maior programa de qualificação pública da história do estado - Notícias - Mato Grosso digital
O poder transformador da qualificação intelectual na redução das desigualdades socioeconômicas do Estado foi destacado pelo presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, na abertura da solenidade de entrega dos certificados do MBA em Gestão de Cidades, realizada no auditório da Escola Superior de Contas nesta terça-feira (9). A cerimônia reuniu 314 alunos que concluíram o curso conforme os critérios da coordenação acadêmica. 
 
 
“Entre os formandos aqui reunidos, 17% ocupam cargos de assessoramento, 15% atuam em funções de nível técnico-superior e 12% estão no setor administrativo. Outros 5% são prefeitos e vereadores. A maior parte, 47%, trabalha nos níveis intermediários das prefeituras, que são decisivos para a gestão. Quem recebe este diploma já faz a diferença”, declarou o presidente, que fez questão de assinar à mão cada um dos certificados. 
 
 
Sérgio Ricardo reforçou ainda a mudança de paradigma na atuação do Tribunal. “O objetivo já não é apenas julgar contas, mas preparar gestores para entregar resultados à sociedade. Ao final de um ano de estudo, servidores e gestores estão mais preparados para orientar prefeitos, câmaras municipais e o próprio Estado”, afirmou. Ele também anunciou a abertura de uma nova turma do MBA em 2026.
 
 
Ofertado pelo TCE-MT em parceria com a Fadisp, o MBA em Gestão de Cidades reuniu mais de mil alunos entre prefeitos, vereadores, secretários, servidores e técnicos municipais em 24 módulos temáticos sobre licitações, planejamento, governança, tecnologia, cidades inteligentes e políticas públicas.
 
 
 
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, representou os formandos.
 
 
Para o procurador-geral de Contas, Alisson Carvalho de Alencar, coordenador da pós-graduação, o curso consolida uma estratégia institucional voltada à qualificação dos gestores. “Idealizamos um projeto robusto, com professores nacionais e internacionais, para oferecer conhecimento aplicável e preparar municípios para o futuro”, explicou.
 
 
Os certificados foram entregues pelo presidente Sérgio Ricardo, pelo procurador-geral de Contas e pelo diretor da Escola de Direito da Fadisp, Thiago Matsushita. Durante o evento, também foram homenageados os representantes das equipes da Escola Superior de Contas e das unidades do TCE-MT envolvidas no projeto.
 
 
Thiago Matsushita classificou a iniciativa como inédita no país. Ele destacou o impacto da formação em 117 municípios e o caráter híbrido do programa. “Formar mais de mil alunos de uma só vez demonstra o potencial de replicação deste modelo. Outros tribunais de contas já buscam referências para implementá-lo em seus estados”, assinalou. 
 
 
Além da certificação, 11 formandos tiveram seus artigos publicados no livro “Gestão de Cidades - Direito, Tecnologia e Inovação”, produzido em parceria com a Fadisp. Cada coautor recebeu um exemplar da obra, que conta com prefácio do presidente Sérgio Ricardo e do jurista Rennan Thamay.
 
 
Para o conselheiro Valter Albano, responsável pela fala de fechamento da cerimônia, o MBA simboliza a evolução da missão pedagógica do Tribunal. “O TCE intensificou a prevenção e a orientação, promovendo a qualificação intelectual para melhorar políticas públicas. A iniciativa consolida um caminho que deve ser ampliado”, afirmou.
 
 
Representado os formando na mesa de honra, a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, destacou que os conteúdos permitiram aprimorar o planejamento municipal. “A inovação do formato híbrido foi determinante para que eu concluísse o curso. Estamos aplicando os aprendizados na gestão, especialmente na organização estratégica da cidade”, disse.
 
 
 
O MBA em Gestão de Cidades contou com mil alunos ao longo de 2025.
 
 
Já o prefeito de Ribeirãozinho, Danilo Coelho, relatou que a capacitação trouxe segurança técnica à administração, já que ele vem do setor privado para seu primeiro mandato. “O curso nos orienta a agir com razão e não apenas com vontade de fazer. Isso evita erros e traz resultados melhores para municípios pequenos”, avaliou.
 
 
Representantes de áreas técnicas também enfatizaram os benefícios da capacitação. O secretário municipal de Administração de Querência, Eliezio Dias da Silva, destacou que o município já iniciou a aplicação dos conteúdos debatidos no curso. “É uma honra e uma satisfação entender que o Tribunal de Contas não está preocupado em penalizar os munícipes, mas capacitar. Tivemos uma aula sobre mobilidade urbana, que foi no que eu e o meu colega focamos o nosso artigo. Já estamos colocando em prática o que aprendemos.”
 
 
A servidora da Prefeitura de Água Boa Ivânia Cezira Volpi relatou que o MBA impulsionou a digitalização no município. “Nós desenvolvemos um projeto de cidade inteligente que leva para o nosso município os processos digitais e já está sendo implantado dentro da prefeitura.
 
 
Todos os processos, desde protocolo, licitação, recebimento de notas fiscais e pagamentos serão digitais. E isso veio com incentivo do curso do MBA”, alegou.
 
 
Servidores estaduais também destacaram a aplicabilidade dos conteúdos. Para Bárbhara Oliveira e Silva, da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), as aulas forneceram subsídios para propor melhorias internas. “Mobilidade urbana foi um dos módulos mais impactantes e trouxe instrumentos para análise e tomada de decisão.” 
 
 
Servidor da Defensoria Pública de Mato Grosso Wagner Gomes dos Santos também destacou a utilidade prática do MBA, especialmente no que diz respeito à nova legislação de contratações públicas. Ele afirmou que os conteúdos agregaram diretamente às atividades da instituição. “A gente teve uma aula muito importante com o Nilson Bezerra sobre a Lei de Licitações e isso agregou muito para o serviço da Defensoria Pública.”
 
 
Uma nova cerimônia será realizada no início de 2026 para certificar os demais formandos, assim como a abertura da nova turma do MBA anunciada pelo presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo.
 
 
“Neste ano, já formamos mil e ano que vem faremos novamente, mas a procura será maior e o nosso objetivo é preparar todo o estado de Mato Grosso”, concluiu.
 
 
Clique aqui e confira galeria de fotos
 
 
 
 
 
 
 

Fotos

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

12 Dec 2025

27ºC / 19ºC

13 Dec 2025

27ºC / 19ºC

ENQUETE

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Votar Ver resultados

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Voto registrado com sucesso!

Ver resultados