12/12/2025 09:25:00

Segurança, saúde, participação social e inovação pautam atuação do TCE-MT em congresso internacional

​O IV Congresso Internacional dos Tribunais de Conta foi realizado em Florianópolis

Segurança, saúde, participação social e inovação pautam atuação do TCE-MT em congresso internacional - Notícias - Mato Grosso digital
Debates sobre segurança pública, saúde, participação social, inovação e fortalecimento do controle externo colocaram o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) no centro das discussões do IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (IV CITC). Ao longo da programação, conselheiros, auditores e equipes técnicas da instituição conduziram apresentações, participaram de painéis estratégicos e integraram articulações nacionais que reforçaram o protagonismo do TCE-MT no aprimoramento das políticas públicas.
 
 
Segurança Pública
O conselheiro Waldir Teis representou o TCE-MT no encontro “Segurança Pública em Foco: Experiências em fiscalização na política de segurança pública”. Durante o evento, apresentou a cartilha técnico-orientativa resultado da Auditoria Operacional sobre as políticas de enfrentamento à violência contra a mulher e destacou o trabalho conduzido pela 2ª Secretaria de Controle Externo (Secex), liderado pela auditora pública Simony Jin e apoiado pela Comissão Permanente de Segurança Pública, presidida por ele.
 
 
 
A auditoria foi conduzida pela 2ª Secretaria de Controle Externo, liderado pela auditora pública Simony Jin.
 
 
 
A auditoria analisou a implementação das políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher no estado. O trabalho envolveu visitas in loco a 12 municípios, além da coleta de dados em 141 prefeituras, das quais 88 responderam ao questionário eletrônico.
 
 
Em sua fala, Teis ressaltou a amplitude do problema. “Quando falamos em violência contra as mulheres, pensamos que é só do marido, do namorado, do companheiro, mas não é. Está dentro do ambiente de trabalho, entre as próprias mulheres, dos filhos com as mães. A desocupação dos homens, o álcool, tudo isso é um problema sério, e não é uma questão temporal ou de classe social.”
 
 
O conselheiro também destacou a evolução do TCE-MT. “O Tribunal evoluiu muito. Agora verificamos a eficácia do gasto. Na Segurança Pública despertamos para um campo em que temos enorme capacidade de contribuir para a boa aplicação do recurso público. A sociedade precisa dessa atuação. Tenho certeza de que, com a inserção dos tribunais na análise das políticas públicas, especialmente na área de segurança, podemos contribuir para melhorar a realidade.”
 
 
Os principais achados da auditoria, por sua vez, foram apresentados pela auditora Simony Jin que, na ocasião, também lançou o podcast “Mulheres no Controle”, ao lado da auditora Cínthia Thomazi (TCDF). A iniciativa busca dar voz às mulheres que atuam nos tribunais de contas, compartilhando trajetórias e experiências que fortalecem a transparência e a eficiência do serviço público. 
 
 
“Apresentar o projeto no IV CITC foi uma oportunidade de inspirar outras mulheres. Muitas das que estiveram aqui se reconheceram nas histórias, se animaram e se inspiraram a fazer a diferença em seus próprios trabalhos. Quando compartilhamos histórias inspiradoras, contribuímos para construir um ambiente mais igualitário para todas nós”, afirmou Simony.
 
 
 
Saúde
Representando o presidente da Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social do TCE-MT, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, a secretária-executiva da Comissão, Flávia Bortot, participou da oficina “Direitos Humanos e Redução das Desigualdades” e da reunião do Comitê Técnico de Saúde do Instituto Rui Barbosa, que discutiu a “Contratualização e avaliação da qualidade dos serviços de saúde: desafios de fiscalização.”
 
 
 
Participação e Controle Social
 
 
 
O coordenador-geral do PNTP e ouvidor-geral do TCE-MT, conselheiro Antonio Joaquim, recebeu o selo Diamante de Transparência Pública em nome do TCE-MT. 
 
 
 
O TCE-MT também marcou presença na oficina “Participação e Controle Social”, que tratou do uso de indicadores e dados abertos para aprimorar a participação da sociedade na administração pública.
 
 
Participaram da atividade o conselheiro Antonio Joaquim e a secretária-executiva da Comissão Permanente de Educação e Cultura, Cassyra Vuolo, reforçando a importância da escuta social e da transparência como instrumentos de fortalecimento do controle externo.
 
 
O conselheiro Antonio Joaquim também recebeu, em nome do Tribunal de Contas de Mato Grosso, o Selo Diamante do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), conferido da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). O TCE-MT alcançou índice de 95,2%.
 
 
 
Secretário-executivo do PNTP e auditor do TCE-MT, Volmar Junior, apresentou o Radar Nacional da Transparência Pública.
 
 
 
Coordenador-geral do PNTP e ouvidor-geral do TCE-MT, o conselheiro definiu a iniciativa como o “maior programa de transparência do mundo”. “Estamos cumprindo nosso dever de ser uma instituição efetiva, oferecendo aos cidadãos uma ferramenta importante para o controle social. Quando começamos, em 2022, menos de 20% dos órgãos tinham um portal certificado. Hoje, chegamos a um índice de transparência de 66,6%. Nossa meta é chegar a 75%”, afirmou.
 
 
Na ocasião, o secretário-executivo do PNTP e auditor do TCE-MT, Volmar Junior, apresentou o Radar Nacional da Transparência Pública, ferramenta criada pela Secretaria Executiva de Tecnologia da Informação do TCE-MT, hospedada pelo órgão mato-grossense e que passou por uma atualização recente.
 
 
 
Consensualismo, Código de Processo de Controle Externo e MMD-TC
 A secretária de Normas, Jurisprudência e Consensualismo, Lisandra Barros, conduziu as reuniões das comissões dos projetos de Consensualismo e do Código de Processo de Controle Externo da Atricon, e a auditora pública Risodalva Beata de Castro representou o TCE-MT na reunião do Comitê Executivo do MMD-TC, para planejamento das próximas ações do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas.
 
 
 
 
 
 
 

Fotos

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

13 Dec 2025

27ºC / 19ºC

14 Dec 2025

27ºC / 19ºC

ENQUETE

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Votar Ver resultados

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Voto registrado com sucesso!

Ver resultados