24/06/2026 09:25:00
Presidente do TCE-MT garante apoio técnico do TCE a demandas de Boa Esperança do Norte
O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, garantiu apoio técnico ao município de Boa Esperança do Norte nas áreas de infraestrutura viária, registros cartoriais e tributação. Durante reunião com representantes da Câmara Municipal, foram debatidas a recuperação da MT-140, a criação de um ofício único de registros e a busca por compensação na transição da Reforma Tributária.
Sérgio Ricardo destacou a condição singular do município, o 142º e mais novo de Mato Grosso, criado após validação do Supremo Tribunal Federal (STF), em 2023. “Vocês já nascem numa localização espetacular, numa região privilegiada geograficamente, com estradas e área rica. Não tenho dúvida de que, a partir de agora, o município só vai crescer”, afirmou.
A comitiva, liderada pelo presidente da Câmara, vereador José Marcos Pereira, apresentou a MT-140 como eixo logístico e potencial corredor de industrialização paralelo à BR-163. “Estivemos esses dias visitando a 140, mostramos e solicitamos ao Governo as modificações e as providências. Com o reflexo das ações do senhor, já tem uma ação que começa nos próximos dias, a recuperação do nosso trecho”, afirmou.
Sobre a reforma tributária, o vereador André Fenkse explicou que, por ter sido criado recentemente, o município não acumula histórico de arrecadação de tributos como ICMS, ITR e repasses do Fundeb. “Boa Esperança está numa lacuna, sem índices. Como essa Reforma já está sendo implementada, o município vai ser penalizado de forma severa. O que a gente busca é apoio para começar uma conversa, alguns estudos sobre como pode ser compensada essa questão.”
Já a transformação do cartório local em ofício único foi defendida pelo tabelião Marcelo Yamagata, autor de estudo sobre o tema. “Esse estudo serve para trabalhar essa distorção, para trazer o serviço de Justiça para próximo da população. E o mais interessante, presidente, com custo zero para o Estado e para o município.”
Diante das demandas, Sérgio Ricardo reafirmou o papel do Tribunal junto às gestões municipais. “Vocês podem contar com o Tribunal de Contas. Naquilo que estiver ao nosso alcance, nós vamos contribuir e auxiliar. Contem com o Tribunal como um grande aliado, que é isso que nós somos”, declarou.
Leia também
Quarta-Feira, 24 de Junho de 2026
Terça-Feira, 23 de Junho de 2026
Terça-Feira, 23 de Junho de 2026
Segunda-Feira, 22 de Junho de 2026
Segunda-Feira, 22 de Junho de 2026
Domingo, 21 de Junho de 2026
Cuiabá
. Umidade do ar:
25 Jun 2026
27ºC / 19ºC
26 Jun 2026
27ºC / 19ºC
As mais lidas
ENQUETE
EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?
EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?
Voto registrado com sucesso!
Ver resultados

