29/04/2026 09:30:00

Ouvidoria Geral do TCE-MT realiza projeto Articulação Propositiva - Visitas Técnicas

Ouvidoria Geral do TCE-MT realiza projeto Articulação Propositiva - Visitas Técnicas - Notícias - Mato Grosso digital
Com o objetivo de aprimorar os serviços oferecidos aos cidadãos e contribuir com o controle social, a Ouvidoria Geral do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) realizou, nesta terça-feira (28), a segunda edição deste ano do Projeto Articulação Propositiva - Visitas Técnicas. No encontro, estiveram presentes representantes das ouvidorias públicas dos municípios de Porto dos Gaúchos, Castanheira, Juara e Tabaporã.
 
 
Realizada em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU), a capacitação fomente a troca de experiências entre os servidores. Para o secretário-executivo da Ouvidoria Geral do TCE-MT, Américo Corrêa, esse diálogo beneficia a todos os participantes.
 
 
“Nós apresentamos como a ouvidoria do Tribunal de Contas funciona e contamos com a participação da CGU, que também fala como que sua ouvidoria opera, sendo de âmbito federal. E depois cada um compartilha sua rotina, suas dificuldades e buscamos sanar todas as dúvidas juntos”, esclarece Américo. 
 
 
Representando a CGU, o superintendente Ricardo Plácido relatou a preparação para os encontros. “Nós temos feito um levantamento sobre as ouvidorias dos participantes da edição. Neste grupo, o município de Juara é um pouco maior do que os demais em população e tem mais manifestações. É interessante essa troca entre os próprios ouvidores, que têm uma realidade semelhante.”
 
 
Para unificar as informações e simplificar a rotina operacional das ouvidorias, a CGU disponibiliza a plataforma Fala.BR. Para Plácido, a ferramenta tem contribuído tanto no atendimento das manifestações quanto no controle social.
 
 
“O ouvidor consegue controlar prazos e oferecer respostas padronizadas ao cidadão, o que fortalece a interface entre Estado e sociedade. Trata-se de uma ferramenta gratuita que inclui não apenas o sistema, mas também a capacitação para sua utilização."
 
 
À frente da Ouvidoria da Câmara Municipal de Juara há 10 anos, Sandra Minozzo Malaquias explicou que a transição para o sistema Fala.BR trouxe bons frutos para o setor. “Nós aderimos em meados de 2025 e tem sido muito bom, a interface é bem completa e funcional. Temos um entrosamento satisfatório da população, que utiliza muito a ferramenta de denúncia anônima”, disse. 
 
 
Já o ouvidor da Câmara Municipal de Porto dos Gaúchos, Alexandre Vieira Cardenetti, destacou a importância de trocar informações e adquirir conhecimento para melhorar o serviço oferecido. “Hoje temos o privilégio de estar reunidos aqui aprendendo um pouco mais. Estamos sempre tentando fazer o melhor para o cidadão que busca esse canal com a gestão pública municipal.”
 
 
De acordo com o secretário-executivo Américo Corrêa, o objetivo é levar o Articulação Propositiva - Visitas Técnicas aos 142 municípios do estado até 2027. "Esse projeto teve início em 2025, quando reuniu mais de 100 participantes de 47 municípios e vamos seguir com os encontros mensais até chegar a todas as cidades de Mato Grosso.”
 
 
 
 
 
 
 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Terça-Feira, 28 de Abril de 2026

Terça-Feira, 28 de Abril de 2026

Segunda-Feira, 27 de Abril de 2026

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

30 Apr 2026

27ºC / 19ºC

01 May 2026

27ºC / 19ºC

ENQUETE

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Votar Ver resultados

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Voto registrado com sucesso!

Ver resultados