18/11/2025 08:00:00

AMM destaca atuação dos conselheiros tutelares na defesa dos direitos de crianças e adolescentes

AMM destaca atuação dos conselheiros tutelares na defesa dos direitos de crianças e adolescentes - Notícias - Mato Grosso digital

Com atuação nos 142 municípios de Mato Grosso, os conselheiros tutelares desempenham papel decisivo na defesa dos direitos das crianças e adolescentes no estado. A Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) reconhece a importância desses agentes públicos na consolidação de uma rede de proteção sólida e articulada em defesa dos mais vulneráveis.

Neste 18 de novembro, Dia Nacional do Conselheiro Tutelar, a associação ressalta a importância dos profissionais na identificação de violações, mediação de conflitos e garantia de um atendimento acolhedor, responsável e comprometido.

O presidente da AMM, Leonardo Bortolin, destaca que os conselheiros são parceiros dos gestores na implementação de medidas e elaboração de políticas públicas para o setor. "Os conselheiros acompanham de perto situações de risco para crianças e adolescentes, por isso eles são importantes  aliados dos gestores municipais na identificação de vulnerabilidades", frisou, lembrando que são mais de 700 profissionais em atividade no estado.

 


A instituição reconhece o trabalho dos profissionais e reafirma seu compromisso em apoiar os municípios na construção de políticas públicas que garantam direitos, ampliem oportunidades e fortaleçam o cuidado com a infância e a adolescência. A AMM já participa de várias iniciativas, como apoio e mobilização dos municípios ao Selo Unicef, busca ativa escolar, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, ente outras iniciativas.



Função institucional - Criado pela Lei 8.069/1990 (ECA), o Conselho Tutelar é um órgão permanente, autônomo e não jurisdicional responsável por garantir os direitos de crianças e adolescentes. Embora vinculado ao Executivo Municipal, atua de forma independente, cabendo à prefeitura oferecer estrutura e capacitação. Para concorrer ao cargo, é preciso idoneidade moral, mais de 21 anos, residência no município, ensino médio e experiência mínima de seis meses com crianças e adolescentes. A eleição é unificada em todo o país a cada quatro anos, no primeiro domingo de outubro. A última ocorreu em 2023 e escolheu cerca de 30 mil conselheiros em mais de 5,5 mil municípios.

 

 

Agência de Notícias da AMM
Foto: Divulgação

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Segunda-Feira, 17 de Novembro de 2025

Sábado, 15 de Novembro de 2025

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

20 Nov 2025

27ºC / 19ºC

21 Nov 2025

27ºC / 19ºC

ENQUETE

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Votar Ver resultados

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Voto registrado com sucesso!

Ver resultados