18/11/2019 07:39:00

Ram 1500 2020: modelo deverá chegar ao Brasil com mais potência

Ram 1500 2020: modelo deverá chegar ao Brasil com mais potência - Notícias - Mato Grosso digital

Não é de hoje o desejo da Fiat de lançar a Ram 1500 2020 – caminhonete capaz de carregar até 750 kg – no Brasil, mas por muitos anos o plano nunca saiu do papel.

 

Parece que finalmente essa vontade irá se concretizar com prazo previsto para o Salão do Automóvel em São Paulo, evento que ocorrerá em novembro de 2019.

 

Um dos motivos que fazia a montadora adiar seus planos quanto ao lançamento do produto no Brasil era a espera da atualização do 3.0 V6 EcoDiesel. Com a atualização, é possível acelerar o processo de homologação da caminhonete no Brasil.

 

Mas a Ram 1500 2020 não será o primeiro veículo da linha a aportar no Brasil. Já figura entre nós a Ram 2500 que consegue suportar 1030 kg.

 

Este veículo, para ser lançado no Brasil, teve que se adequar à legislação brasileira, pois aqui há normas quanto a redução da marcha para aplicação de motor a diesel, assim como regras para carga maior do que uma tonelada. As adaptações se deram, portanto, principalmente na suspensão do modelo.

 

Isso demonstra que a Fiat vem, aos poucos, montando sua linha de Ram aqui no Brasil e parece disposta a seguir com os lançamentos, colocar no mercado nacional todo o seu catálogo.

 

Vamos comentar a seguir, nos próximos tópicos, sobre o design, performance e acessórios da Ram 1500 2020, já à disposição dos consumidores norte-americanos, mas que em breve estará nas concessionárias brasileiras.

 

 

O lado externo da Ram 1500 2020

Sem dúvidas, a Ram 1500 2020 não deixa a desejar em um dos aspectos mais apreciados nas picapes: o porte robusto. As rodas de alumínio cromado são enormes, assim como seus para-choques.

 

Essa robustez confere maior presença na pista, sempre motivo de intimidação, o que costuma deixar muitos motoristas mais seguros e confiantes.

 

A imponência é útil também para a segurança do condutor por proporcionar maior proteção, além de gerar economia por ter peças mais resistentes a impactos, pois são projetadas para andar em diferentes tipos de terreno.

 

Isso é claro, incluindo os mais acidentados, como o chão de terra.

 

Tal qualidade proporciona grande diferencial se você costuma andar muito pelas estradas desniveladas e esburacadas brasileiras.

 

Menos peças quebradas significa menos gasto com manutenção e reposição, além de se evitar situações desagradáveis e perigosas na pista devido a problemas de ordem mecânica.

 

O visual externo capricha nos cromados, enquanto as luzes de LED dos faróis ganham igual destaque.

 

 

 

 

 

 

 

O motor da Ram 1500 2020

O motor da Ram 1500 2020, como apontado de começo, será um motor 3.0 V6 EcoDiesel.

 

Uma das novidades desse motor é a introdução de um sistema híbrido-leve. Esse sistema adiciona oito por cento de potência e quatorze por cento de torque. Esse incremento totaliza potência de 264 cavalos, três mil e seiscentos (3600) rpm e 66,2 kgfm, ou 1600 rpm.

 

A capacidade de reboque é de 5.657 kg.

 

Sem dúvida, motor de muita potência, necessário para locomover esses gigantes de aço. Devido a essa alta potência necessária para bom uso de caminhonetes, o consumo de gasolina costuma ser elevado. Esse consumo, certamente, é o ponto baixo do tipo de veículo, por isso é sempre motivo das montadoras buscarem soluções para que o rendimento seja maior.

 

Quem consegue chegar ao equilíbrio mais satisfatório costuma ganhar as graças dos consumidores.

 

Mas baixo consumo que não se traduza na preservação das qualidades das picapes não faz muito sentido.

 

Todas as vantagens têm o seu preço.

 

Algumas fabricantes apostam na redução do peso para melhorar o desempenho de consumo. No entanto, uma das qualidades da caminhonete é a estabilidade que seu peso proporciona na pista.

 

É muito difícil perder o controle, sair da pista com esse tipo de veículo, o que certamente ajuda a impedir acidentes no trânsito.

 

Por isso, o combustível gasto é sempre um fator a se considerar, mas não pode ser visto como determinante para se adquirir veículos como a Ram 1500 2020. É necessário avaliar sempre o equilíbrio entre consumo, peso, resistência etc.

 

 

Componentes internos

Esse modelo de picape da Fiat virá com transmissão automática de oito marchas e tração nas quatro rodas. Na lista de modificações inclui-se sistema de turbocompressor arrefecido a água com geometria variável, sistema de distribuição e injeção de combustível, além de recirculação de gases e mudanças também na cabeça do cilindro.

 

Na lista de novidades inclui-se pistões de alumínio com anéis finos, além de proteção, revestimento, de baixo atrito.

 

 

Acessórios

Já na parte interna da Ram 1500 2020, os painéis serão de madeira e os bancos serão de couro. As telas do multimídia vão ser de doze (12) polegadas. Faz parte do sistema a tecnologia Uconnect, que integra Apple CarPlay e Android Auto.

 

O sistema de som contará com dezenove (19) autofalantes. Já na parte de celular, a Ram 1500 2020 terá carregamento indutivo de smartphones.

 

Ainda na parte do entretenimento, o veículo colocará à disposição controle de cruzeiro adaptativo e leitor de faixa.

 

 

 

 

 

 

 

Mais informações

A carteira de habilitação necessária para dirigir a Ram 1500 2020 é a carteira B, ao contrário de sua irmã mais robusta, a 2500, que suporta mais de uma tonelada e, assim, a legislação brasileira exige carteira de habilitação C, própria para caminhões.

 

As rodas de aro 20 deixam o veículo com uma robustez e imponência notórias. Se por um lado a altura do veículo agrada os que gostam de chamar atenção, pode não ser uma boa para pessoas idosas ou com alguma dificuldade de locomoção.

 

Nesses casos, a acessibilidade ao veículo passa a não ser um ponto forte. É um problema de veículos como as picapes e não só da Ram 1500 2020. Por isso, considere esse aspecto caso se enquadre em um desses grupos ou tenha muitas pessoas com esses perfis em seu círculo de convivência. Faça isso antes de investir em tal tipo de veículo.

 

E por falar investimento, cabe dar uma projeção quanto aos valores da Ram 1500 2020. Ainda não foram divulgados números oficiais do preço a ser praticado no Brasil. No entanto, especula-se que o valor gire em torno de duzentos mil reais (R$ 200.000.00).

 

Gostou deste conteúdo sobre Ram 1500 2020? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio e sua opinião são muito importantes para nós. Leia mais matérias em nosso blog e fique por dentro dos últimos lançamentos.

 

 

 

 

 

 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Segunda-Feira, 09 de Dezembro de 2019

Segunda-Feira, 09 de Dezembro de 2019

Segunda-Feira, 09 de Dezembro de 2019

Quinta-Feira, 05 de Dezembro de 2019

Quinta-Feira, 05 de Dezembro de 2019

Ver todos os notícias


Cuiabá

. Umidade do ar:

10 Dec 2019

27ºC / 19ºC

11 Dec 2019

27ºC / 19ºC