21/06/2024 09:20:00

Nissan divulga os três finalistas do 4º Concurso Acadêmico de Design Gráfico

Fabricante busca a pintura mais japonesa para o Novo Nissan Versa 2025

Nissan divulga os três finalistas do 4º Concurso Acadêmico de Design Gráfico - Notícias - Mato Grosso digital

Qual o resultado do olhar de universitários brasileiros sobre a cultura japonesa? É isso que revelam os três projetos finalistas do 4º Concurso Acadêmico de Design Gráfico da Nissan. Estudantes de Desenho Industrial e Design Gráfico foram os escolhidos na primeira etapa da edição mais acirrada da história do concurso, que teve recorde de inscrições neste ano - quatro vezes maior que em 2023. A decisão da comissão julgadora foi pautada em três critérios: originalidade, criatividade e adequação ao tema.

 

Os três projetos selecionados para a segunda fase do concurso foram criados pelos estudantes Lian Pieri (Instituto Mauá de Tecnologia), Allan Takara (Escola Superior de Propaganda e

 

O conceito de Pieri traz a história do Japão e da imigração para o Brasil.

 

Ele incorpora referências históricas como o navio Kasato Maru, que transportou o primeiro grupo de imigrantes japoneses vinculados ao acordo estabelecido entre o Brasil e o Japão. Foi a partir dele que se iniciou um fluxo contínuo de imigração de japoneses para o país.

 

"A ideia foi conectar os elementos de forma fluida, contando uma história conforme se circula pelo carro. Quis integrar essas referências aos espaços e linhas do Versa, destacando suas linhas. Meu objetivo era criar um carro bonito que chamasse a atenção, mas sem exageros", explicou Pieri.

 

Chami, por sua vez, inspirou-se nas montanhas e nos dragões japoneses. Ambos os elementos simbolizam sabedoria, força, poder, proteção e riqueza, sendo representativos da cultura nipônica.

 

"O Monte Fuji, que foi representado no carro, é a maior montanha do arquipélago japonês e tem grande importância espiritual, cultural e artística para os japoneses. Partindo da união desses símbolos com o grafismo, criei uma textura gráfica com formas e curvas repetitivas, que simbolizam tanto o arquipélago de montanhas quanto a força e a simetria das escamas de um dragão sagrado", detalhou.

 

Já Takara se baseou nas ideias de tecnologia, geometria, velocidade e conquista, utilizando os quadrados e pixels característicos das bandeiras de corrida.

 

 
Sobre o concurso

A disputa promovida pela Nissan homenageia a imigração japonesa no Brasil e busca a pintura que melhor represente o Nissan Emotional Geometry Design. Assim é chamada a linguagem de desenho da marca, que transmite energia, desperta a emoção por meio da estética e ganha vida na filosofia de design japonesa.

 

Os três projetos entram agora na segunda fase do concurso. O vencedor, que será anunciado no dia 24 de junho (segunda-feira), terá oportunidade de ver seu projeto aplicado em um Nissan Versa SR de verdade.

 

O modelo personalizado será exposto pela marca na 25ª edição do Festival do Japão, que acontece de 12 a 14 de julho, em São Paulo. O estudante premiado terá ainda a oportunidade de acompanhar um dia de trabalho da equipe de Design da Nissan, trocando experiências e obtendo orientações sobre carreira e design.

 
 
Nissan Versa 2025

O Nissan Versa 2025 mantém os itens consagrados da linhagem, como espaço interno, design atual e moderno, amplo porta-malas e uma lista de equipamentos recheada desde a versão de entrada Sense. Agora, a fabricante japonesa lança mais uma versão: o Nissan Versa SR. Com essa quarta opção na linha, a Nissan passa a oferecer ainda mais opções aos consumidores que procuram um veículo moderno e que entrega um excelente pacote de equipamentos e tecnologias.

 

O modelo traz itens que realçam seu estilo, oferecendo exclusividade aos clientes que buscam algo a mais em um sedã (Premium Excitement).

 

Externamente, o Nissan Versa SR apresenta emblemas de identificação na grade frontal e traseira, retrovisores externos e grade na cor preta, rodas de liga leve aro 16 e aerofólio na tampa do porta-malas. Por dentro, o visual é diferenciado. A nova versão é claramente identificada pelas costuras em laranja. O painel conta com acabamento em black piano e o volante com material sintético premium.

 

 

 

 

 

 

 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Quarta-Feira, 17 de Julho de 2024

Quarta-Feira, 17 de Julho de 2024

Terça-Feira, 16 de Julho de 2024

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

19 Jul 2024

27ºC / 19ºC

20 Jul 2024

27ºC / 19ºC

ENQUETE

Para a próxima Eleição Municipal de 2024. Em quem você votaria para Prefeito de Cuiabá?

Votar Ver resultados

Para a próxima Eleição Municipal de 2024. Em quem você votaria para Prefeito de Cuiabá?

Voto registrado com sucesso!

Ver resultados