29/07/2025 09:15:00
Final difícil para a forte Temporada 11 da Equipe Nissan de Fórmula E em Londres
Nato pontua na 15ª rodada enquanto incidentes deixam o Campeão Mundial Oliver Rowland de mãos vazias

LONDRES, Reino Unido – A Equipe Nissan de Fórmula E teve um final de semana duro no encerramento da forte temporada 2024/25 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E. Correndo com uma pintura especial azul ciano para celebrar o lançamento do novo Nissan LEAF, Norman Nato garantiu pontos no sábado e Rowland brigou pela ponta no domingo antes de um incidente forçar a parada do piloto britânico.
Na Rodada 15, no sábado, Nato teve um desempenho promissor e garantiu um lugar entre os 10 primeiros. O francês largou em 16º, mas rapidamente subiu na classificação, mostrando consistentemente um ritmo competitivo e ganhando sete posições para terminar em nono. No carro número 23, o recém-coroado Campeão Mundial da 11ª Temporada, Oliver Rowland, largou em 12º. No entanto, danos causados por um contato durante o E-Prix prejudicaram seu progresso, com o britânico terminando a pouco mais de um segundo de uma posição de pontuação, em 11º.
Apesar de uma primeira corrida frustrante no fim de semana, a equipe trabalhou duro e estava totalmente focada na rodada final da temporada, com a oportunidade de ainda conquistar os títulos de Equipes e de Construtores. Ambos os pilotos por pouco não conseguiram chegar aos duelos na qualificação, alinhando lado a lado em nono e 10º. Um contato inicial forçou Nato a ir para os boxes, mas assim que ele retornou na parte de trás do pelotão, ele lutou para subir para 11º, terminando a menos de um segundo do top 10. No carro 23, Rowland fez um grande progresso inicial do 10º lugar no grid, subindo rapidamente na classificação. No entanto, o britânico teve um incidente enquanto estava nas posições de pódio, o que encerrou sua corrida prematuramente.
A Fórmula E agora entra em seu período de descanso após mais uma campanha divertida, na qual a Equipe Nissan de Fórmula E conquistou quatro pole positions e sete pódios, incluindo quatro vitórias. Uma campanha incrível de Oliver Rowland deu ao piloto o título Mundial de Pilotos no evento anterior em Berlim, com duas corridas restantes, enquanto a equipe japonesa também obteve sua melhor colocação no Campeonato de Equipes desde que a montadora assumiu totalmente a equipe, terminando em terceiro lugar, com a Nissan também ficando em terceiro lugar como construtora no Campeonato de Construtores.
Tommaso Volpe, diretor executivo e chefe da equipe Nissan de Fórmula E: "É claro que é decepcionante terminar em terceiro lugar nos Campeonatos de Equipes e de Construtores depois de liderá-los em partes da temporada. No entanto, se dermos um passo para trás, podemos estar muito orgulhosos com este ano incrível. Alcançamos sete pódios e quatro vitórias, garantimos o Campeonato de Pilotos com duas corridas restantes, e estivemos na briga pelos Campeonatos de Equipes e de Construtores até a última corrida. Fomos competitivos o tempo todo e amadurecemos juntos como equipe. E nossos erros e tudo o que não correu do nosso jeito durante esta campanha nos ajudará a ser ainda mais fortes na próxima temporada."
Oliver Rowland, piloto da Equipe Nissan de Fórmula E: "Nós lutamos um pouco com o ritmo ontem e depois ficamos presos atrás de outros carros após nossa parada para Pit Boost. É difícil ultrapassar aqui e então sofri um contato, o que me tirou a chance de pontuar. Hoje tivemos uma qualificação melhor e consegui correr na frente, antes que um incidente encerrasse minha corrida. Foi um fim de semana difícil, mas, no geral, a 11ª Temporada foi notável. É um sonho realizado ser Campeão Mundial e receber o troféu hoje! Isso nos dará grande motivação no recesso da competição para continuar progredindo e voltar ainda melhor na próxima temporada."
Norman Nato, piloto da Equipe Nissan de Fórmula E: "Senti que maximizamos o desempenho no sábado, ganhando sete posições para ficar em nono. Fiquei satisfeito em pontuar e esperava fazer o mesmo hoje. No entanto, depois de um bom começo, um incidente aconteceu bem na minha frente que eu não pude evitar, resultando em danos que me obrigaram a ir para os boxes. Conseguimos voltar pelo pelotão, ficando por pouco fora dos pontos, em 11º. Foi um fim de semana decepcionante no geral, mas todos fizeram um trabalho incrível nesta temporada que nos colocou em posição de lutar pelos Campeonatos de Equipes e de Construtores até o fim. Faz parte da jornada com a equipe, e sabemos que o time pode ter um desempenho ainda melhor no futuro."
Sobre a Nissan na Fórmula E
A Nissan estreou no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E na Temporada 5 (2018/2019), tornando-se a primeira e única montadora japonesa a participar da categoria 100% elétrica.
Na Temporada 7 (2020/2021), a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E e com a era dos carros de Geração 3 (GEN3), que vai da Temporada 9 (2022/2023) até o final da Temporada 12 (2025/2026) da categoria de corridas 100% elétricas.
Com a aquisição da escuderia e.dams pela Nissan em abril de 2022, a montadora japonesa assumiu o controle total de sua participação no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.
Em junho de 2022, a Nissan anunciou que vai fornecer sua tecnologia de motorização elétrica para a McLaren Racing durante toda a era da GEN3 na Fórmula E.
Em 28 de março de 2024, às vésperas do primeiríssimo E-Prix de Tóquio, a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E, tornando-se o primeiro construtor a confirmar seu envolvimento na era dos carros de Geração 4 (GEN4), que vai até 2030, reforçando seus objetivos de eletrificação da visão Ambition 2030.
Oliver Rowland e Norman Nato formam o line-up de pilotos da Equipe Nissan de Fórmula E na Temporada 11 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.
A Nissan está competindo na Fórmula E para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero a uma plateia global.
Como parte de sua meta de atingir a neutralidade de carbono em todas suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os novos veículos comercializados até o início da década de 2030, nos principais mercados. A montadora japonesa pretende usar sua expertise na transferência de know-how e tecnologia entre as pistas e as ruas, para oferecer veículos elétricos ainda melhores aos seus clientes.
Saiba mais
Sobre a Fórmula E
Desde que foi criado, em 2020, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E foi o primeiro esporte global a ser certificado com uma pegada líquida de carbono zero, com investimentos em projetos certificados de proteção do clima em todos os países que sediam suas corridas elétricas, para compensar as emissões de cada temporada.
Todos os carros no campeonato são movidos a eletricidade, fazendo da categoria uma plataforma competitiva para testar e desenvolver as últimas tecnologias de motorização elétrica.
Os maiores construtores do planeta competem entre si em circuitos de rua e a Fórmula E promove a adoção da mobilidade sustentável nos centros urbanos, apostando no combate à poluição atmosférica e na diminuição dos efeitos das mudanças climáticas.
Leia também
Quarta-Feira, 30 de Julho de 2025
Quarta-Feira, 30 de Julho de 2025
Terça-Feira, 29 de Julho de 2025
Terça-Feira, 29 de Julho de 2025
Segunda-Feira, 28 de Julho de 2025
Segunda-Feira, 28 de Julho de 2025

Cuiabá
. Umidade do ar:
01 Aug 2025
27ºC / 19ºC
02 Aug 2025
27ºC / 19ºC
As mais lidas
Política
Criada por Max Russi, CST da Saúde Indígena visita sede da AgSUS em Cuiabá
31/07/2025 08:30:00