24/07/2025 09:20:00
Equipe Nissan de Fórmula E vai correr com visual exclusivo em tom azul ciano no embate final pelo título em Londres
Escuderia japonesa celebra o lançamento do novo Nissan LEAF na final da temporada

YOKOHAMA, Japão – A Equipe Nissan de Fórmula E está pronta para enfrentar o Circuito Excel de Londres nas Rodadas 15 & 16 da temporada 2024/2025 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E, com o firme propósito de brigar pelos títulos de equipes e construtores. Às vésperas das duas últimas provas da Temporada 11, a escuderia está em segundo em ambos os rankings, mas está determinada a crescer com base em seu recente sucesso, quando Oliver Rowland venceu o Campeonato Mundial de Pilotos na última corrida, realizada em Berlim.
Para a competição deste fim de semana, a Equipe Nissan de Fórmula E vai exibir uma edição exclusiva em tom azul ciano do icônico visual inspirado nas cerejeiras em flor, para celebrar o lançamento do novíssimo Nissan LEAF, que é produzido no Reino Unido. O LEAF é um verdadeiro carro elétrico de terceira geração, desenvolvido com base na expertise e nos dados coletados desde a estreia do primeiro modelo, de 2010, pioneiro veículo elétrico de zero emissão comercializado em massa em todo o mundo. Os conhecimentos obtidos com as quase 700 mil unidades vendidas nos últimos 15 anos ajudaram a criar um veículo elétrico perfeito para um uso em família, com um visual totalmente elegante e ousado.
A Equipe Nissan de Fórmula E foi bem-sucedida em sua última visita a Londres, em 2024. Oliver Rowland entregou excelente desempenho, subindo da nona posição no grid para conquistar uma vitória especial correndo em casa. Do outro lado do box, Norman Nato está de volta ao cockpit do carro Nissan e-4ORCE 05 de nº 17, com a meta de crescer com base em seu histórico de corridas no Circuito Excel de Londres, onde o piloto francês pontuou em três das últimas quatro corridas realizadas nesta pista.
Com 2,09 km de extensão, esta é a única pista semi-indoor no calendário da Fórmula E, que serpenteia dentro do Centro de Exibições Excel de Londres e em torno do complexo Royal Victoria Docks. O circuito mais estreito dificulta as ultrapassagens, por isso as sessões de qualificação serão ainda mais importantes do que na maioria dos circuitos da Fórmula E. As melhores oportunidades de subir posições serão na Curva 1, bem como no setor externo que culmina na chicane das Curvas 10-11, antes de retornar para o setor coberto da pista, na Curva 16.
A ação começa na pista com as Sessões de Treinos Livres na sexta-feira (a partir do meio-dia, horário de Brasília). No sábado e domingo, as qualificações começam às 8h20 e a largada da corrida acontece às 13h00.
Tommaso Volpe, diretor geral e chefe da Equipe Nissan de Fórmula E:
"É muito bacana chegar a Londres com o título de pilotos na conta e ainda como fortes concorrentes para os outros dois campeonatos, o que era um dos nossos objetivos nesta temporada. Também estamos felizes por receber o Norman de volta, depois que ele perdeu a última rodada.
Temos excelentes lembranças desta pista e vencemos a última corrida aqui, com o Oliver. Tanto ele como o Norman fez um bom trabalho neste circuito no passado e agora que o Oli já é Campeão Mundial podemos ser agressivos e focar em garantir o máximo de pontos para a equipe. Não vai ser fácil superar todas as lacunas, mas tenho total confiança em nossos engenheiros e pilotos e estamos prontos para dar o nosso melhor e terminar por cima".
Oliver Rowland, piloto, Equipe Nissan de Fórmula E:
"Eu adoro o circuito de Londres, apesar de só ter sido bem-sucedido aqui na última temporada. Já corremos nesta pista há vários anos, então todos já estão acostumados com ela. É uma pista divertida de pilotar e sabemos do que o carro precisa em termos de gestão de energia. Parte do circuito foi repavimentado, por isso esperamos que haja maior aderência. As corridas devem ser fisicamente difíceis, com dificuldades para ultrapassar. As estratégias de Modo Ataque e Pit Boost serão fundamentais para galgar posições. Estou me sentindo mais relaxado depois de conquistar o título de pilotos em Berlim, mas ainda temos que brigar pelos títulos de equipes e de construtores, então nós vamos dar tudo neste fim de semana e curtir estas duas últimas corridas".
Norman Nato, piloto, Equipe Nissan de Fórmula E:
"Estou bem animado para voltar a Londres. Curti o desafio da pista, ela dá aquela sensação clássica de correr na Fórmula E e é difícil alinhar cada volta com as mudanças na aderência, correndo no setor aberto e coberto. Isso dificulta um pouco a configuração do carro, principalmente se houver chuva. Estou confiante que podemos ser fortes neste último fim de semana da temporada. A meta é clara – queremos vencer os títulos de equipes e construtores e daremos nosso melhor para fazer isso acontecer".
Sérgio Sette Câmara, piloto reserva e de simulador, Equipe Nissan de Fórmula E:
"Londres é tão diferente de qualquer outra pista do calendário da Fórmula E e é um dos meus circuitos favoritos. A diferença mais óbvia é o traçado semiaberto. Precisamos dar algumas voltas para nos acostumarmos a pilotar no setor coberto, mas é uma característica bem legal! O traçado é semelhante ao de Tóquio, é bem estreito e sinuoso, o que dificulta as ultrapassagens. O Modo Ataque será mais potente do que nas provas anteriores que corremos aqui devido à Tração Integral, por isso será fundamental ter uma mistura de boa qualificação com boa estratégia para marcar um resultado forte".
# # #
Sobre a Nissan na Fórmula E
A Nissan estreou no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E na Temporada 5 (2018/2019), tornando-se a primeira e única montadora japonesa a participar da categoria 100% elétrica.
Na Temporada 7 (2020/2021), a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E e com a era dos carros de Geração 3 (GEN3), que vai da Temporada 9 (2022/2023) até o final da Temporada 12 (2025/2026) da categoria de corridas 100% elétricas.
Com a aquisição da escuderia e.dams pela Nissan em abril de 2022, a montadora japonesa assumiu o controle total de sua participação no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.
Em junho de 2022, a Nissan anunciou que vai fornecer sua tecnologia de motorização elétrica para a McLaren Racing durante toda a era da GEN3 na Fórmula E.
Em 28 de março de 2024, às vésperas do primeiríssimo E-Prix de Tóquio, a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E, tornando-se o primeiro construtor a confirmar seu envolvimento na era dos carros de Geração 4 (GEN4), que vai até 2030, reforçando seus objetivos de eletrificação da visão Ambition 2030.
Oliver Rowland e Norman Nato formam o line-up de pilotos da Equipe Nissan de Fórmula E na Temporada 11 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.
A Nissan está competindo na Fórmula E para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero a uma plateia global.
Como parte de sua meta de atingir a neutralidade de carbono em todas suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os novos veículos comercializados até o início da década de 2030, nos principais mercados. A montadora japonesa pretende usar sua expertise na transferência de know-how e tecnologia entre as pistas e as ruas, para oferecer veículos elétricos ainda melhores aos seus clientes.
Saiba mais
Global.NissanNews.com/FormulaEPressKit
Sobre a Fórmula E
Desde que foi criado, em 2020, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E foi o primeiro esporte global a ser certificado com uma pegada líquida de carbono zero, com investimentos em projetos certificados de proteção do clima em todos os países que sediam suas corridas elétricas, para compensar as emissões de cada temporada.
Todos os carros no campeonato são movidos a eletricidade, fazendo da categoria uma plataforma competitiva para testar e desenvolver as últimas tecnologias de motorização elétrica.
Os maiores construtores do planeta competem entre si em circuitos de rua e a Fórmula E promove a adoção da mobilidade sustentável nos centros urbanos, apostando no combate à poluição atmosférica e na diminuição dos efeitos das mudanças climáticas.
Leia também
Sexta-Feira, 25 de Julho de 2025
Sexta-Feira, 25 de Julho de 2025
Sexta-Feira, 25 de Julho de 2025
Quinta-Feira, 24 de Julho de 2025
Quarta-Feira, 23 de Julho de 2025
Quarta-Feira, 23 de Julho de 2025

Cuiabá
. Umidade do ar:
27 Jul 2025
27ºC / 19ºC
28 Jul 2025
27ºC / 19ºC
As mais lidas
Cultura e Eventos
Filmes de Mato Grosso ganham espaço na VIII Mostra Sesc de Cinema
25/07/2025 09:35:00