30/04/2025 09:20:00
Equipe Nissan de Fórmula E prepara-se para a rodada dupla em Mônaco
Líder do campeonato, escuderia japonesa está pronta para lutar nas ruas de Monte Carlo, que recebe pela primeira vez duas provas em um final de semana

YOKOHAMA (JAPÃO) – A Equipe Nissan de Fórmula E está pronta para a primeira rodada dupla de Fórmula E no lendário circuito de Mônaco. O circuito de 3.337 quilômetros receberá no próximo final de semana as rodadas 6 e 7 do Campeonato Mundial de Fórmula E FIA ABB 2024/25.
A pista de Mônaco apresenta algumas das seções mais conhecidas do automobilismo, incluindo o Grand Hotel Hairpin, a chicane da piscina de alta velocidade e a complicada La Rascasse no final da volta.
Mesmo com afama de ser uma pista difícil de ultrapassar, a Fórmula E refutou esta teoria nas últimas temporadas, com 197 passes feitos durante a prova realizada em 2024.
Depois de terminar entre os dez primeiros em Miami, Oliver Rowland continua liderando a classificação do mundial de pilotos, tendo conquistado três pódios (incluindo duas vitórias) nas cinco primeiras rodadas. Do outro lado da garagem, Norman Nato conquistou sua primeira pole na Fórmula E na última corrida na Flórida e teve uma excelente performance para cruzar a linha de chegada em primeiro lugar, embora uma penalidade pós-corrida o deixou na sexta colocação. O francês vai correr por mais em Mônaco, que é um evento em casa para ele, já que nasceu em Cannes.
A equipe vai dirigir-se para o Principado com a Nissan no topo do campeonato de construtores e em segundo lugar na classificação de equipes.
Rowland e Nato estarão na pista a partir das 07:30 (UTC+2) hora local no sábado para os treinos livres. As classificações de sábado e domingo começam às 10:40, com as corridas marcas para começar às 15:00.
Tommaso Volpe, diretor-geral e chefe da Equipe Nissan de Fórmula E: “Marcar pontos com ambos os carros em Miami foi positivo e ver Norman tomar sua primeira pole position na Fórmula E foi um grande momento. Rumo a Mônaco, há uma motivação extra para ganhar em um local tão famoso e icônico. Este evento será desafiador, pois há um tempo limitado entre as sessões e sem shakedown. Por isso, nossa preparação para o fim de semana deve ser perfeita. Além disso, a corrida de sábado apresenta o retorno do Pit Boost, que estamos esperando para desempenhar um papel maior do que em Jeddah, já que em Mônaco ultrapassagens são sempre mais complicadas. Estamos ansiosos para abraçar o desafio enquanto procuramos manter nossa vantagem no topo da classificação de pilotos e fabricantes e recuperar a liderança do campeonato de equipes."
Oliver Rowland, piloto Equipe Nissan de Fórmula E: “Estamos entrando em uma fase importante da temporada com seis corridas nas próximas quatro semanas, com a principal prioridade sendo construir o impulso após um fim de semana desafiador em Miami. Você cresce assistindo automobilismo em Mônaco, então, competir aqui é muito especial, pois é uma pista que sempre gostei ao longo da minha carreira.
Penso que a qualificação será importante no dia de abertura com o Pit Boost, pois será mais difícil ultrapassar, mas menos no domingo se a corrida se desenvolver num pelotão. Trata-se de levar um fim de semana de cada vez para o resto da temporada, enquanto procuramos marcar grandes pontos em cada rodada.”
Norman Nato, piloto da Equipe Nissan de Fórmula E: “Miami foi um grande evento, temos trabalhado muito como equipe para fazer pequenas mudanças que ajudaram a contribuir para a minha primeira pole position na Fórmula E e uma boa quantidade de pontos. Mônaco é muito especial para mim, pois tenho tantas memórias incríveis no Principado.
Este fim de semana vai ser muito desafiador, tanto física como mentalmente, com pouco tempo para ajustes entre as sessões. Eu acho que todos nós estaremos exaustos até o final do domingo! O objetivo é construir um final de semana positivo como foi em Miami, enquanto procuramos manter esse alto nível de desempenho.”
Sérgio Sette Câmara, piloto reserva e simulador da Equipe Nissan de Fórmula E: “Mônaco é um dos circuitos mais desafiadores do mundo, pois nunca há um momento para descansar e você sabe que o menor erro vai te custar muito. No entanto, a pista ainda é muito agradável de dirigir devido à sua natureza única e pitoresca. É mais fácil conduzir no simulador quando já se correu lá antes, porque sabe como as curvas são na vida real, o que ajuda a fazer quaisquer mudanças necessárias de configuração. As ultrapassagens durante o fim de semana dependerão do tipo de corrida. Se for um E-Prix estilo pelotão veremos muitas mudanças nas posições. Mas se for um evento mais tradicional, certamente será mais difícil.
Sobre a Nissan na Fórmula E
A Nissan estreou no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E na Temporada 5 (2018/2019), tornando-se a primeira e única montadora japonesa a participar da categoria 100% elétrica.
Na Temporada 7 (2020/2021), a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E e com a era dos carros de Geração 3 (GEN3), que vai da Temporada 9 (2022/2023) até o final da Temporada 12 (2025/2026) da categoria de corridas 100% elétricas.
Com a aquisição da escuderia e.dams pela Nissan em abril de 2022, a montadora japonesa assumiu o controle total de sua participação no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.
Em junho de 2022, a Nissan anunciou que vai fornecer sua tecnologia de motorização elétrica para a McLaren Racing durante toda a era da GEN3 na Fórmula E.
Em 28 de março de 2024, às vésperas do primeiríssimo E-Prix de Tóquio, a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E, tornando-se o primeiro construtor a confirmar seu envolvimento na era dos carros de Geração 4 (GEN4), que vai até 2030, reforçando seus objetivos de eletrificação da visão Ambition 2030.
Oliver Rowland e Norman Nato formam o line-up de pilotos da Equipe Nissan de Fórmula E na Temporada 11 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.
A Nissan está competindo na Fórmula E para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero a uma plateia global.
Como parte de sua meta de atingir a neutralidade de carbono em todas suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os novos veículos comercializados até o início da década de 2030, nos principais mercados. A montadora japonesa pretende usar sua expertise na transferência de know-how e tecnologia entre as pistas e as ruas, para oferecer veículos elétricos ainda melhores aos seus clientes.
Saiba mais
Sobre a Fórmula E
Desde que foi criado, em 2020, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E foi o primeiro esporte global a ser certificado com uma pegada líquida de carbono zero, com investimentos em projetos certificados de proteção do clima em todos os países que sediam suas corridas elétricas, para compensar as emissões de cada temporada.
Todos os carros no campeonato são movidos a eletricidade, fazendo da categoria uma plataforma competitiva para testar e desenvolver as últimas tecnologias de motorização elétrica.
Os maiores construtores do planeta competem entre si em circuitos de rua e a Fórmula E promove a adoção da mobilidade sustentável nos centros urbanos, apostando no combate à poluição atmosférica e na diminuição dos efeitos das mudanças climáticas.
Leia também
Quarta-Feira, 30 de Abril de 2025
Quarta-Feira, 30 de Abril de 2025
Terça-Feira, 29 de Abril de 2025
Terça-Feira, 29 de Abril de 2025
Terça-Feira, 29 de Abril de 2025
Segunda-Feira, 28 de Abril de 2025

Cuiabá
. Umidade do ar:
02 May 2025
27ºC / 19ºC
03 May 2025
27ºC / 19ºC