15/07/2025 09:20:00

Equipe Nissan de Fórmula E lidera as duas sessões no Berlin Rookie Test

Gabriele Minì impressionou ao estabelecer o tempo mais rápido, enquanto Pulling mostrou um ritmo sólido

Equipe Nissan de Fórmula E lidera as duas sessões no Berlin Rookie Test - Notícias - Mato Grosso digital
BERLIM, Alemanha – A Equipe Nissan de Fórmula E teve um teste de estreia positivo em Berlim, com o piloto de Fórmula 2 Gabriele Minì liderando a tabela de tempos pela manhã e à tarde durante os testes realizados ontem. Abbi Pulling continuou seu trabalho com a equipe japonesa em seu novo papel como piloto novata e de simulador, mostrando bom ritmo e melhorando em todos os aspectos de seu programa.
 
 
Para Pulling, esta foi sua segunda vez no Nissan e-4ORCE 05 nesta temporada, depois de garantir o tempo mais rápido no teste feminino em Madri em novembro do ano passado. A piloto britânica conseguiu fazer 98 voltas ao longo das duas sessões de três horas no Circuito de Rua do Aeroporto de Tempelhof. Ela completou com sucesso todos os elementos do ambicioso programa da equipe para o dia, além de melhorar seus setores individuais, terminando o dia a pouco mais de um segundo do primeiro lugar.
 
 
Do outro lado da garagem, Minì também entrou no Nissan e-4ORCE 05 pela segunda vez nesta temporada, procurando continuar a forma impressionante que mostrou no FP0 em Jeddah, onde ficou em segundo lugar. Participando no seu segundo Berlin Rookie Test, e seu terceiro evento com a equipe japonesa, o italiano terminou ambas as sessões como o mais rápido, estabelecendo o melhor tempo geral de todo o fim de semana do E-Prix de Berlim e registando 97 voltas ao longo do dia.
 
 
O objetivo durante o Rookie Test era obtiver o máximo de dados possível, com foco em todos os elementos de um fim de semana de Fórmula E. Ambos os pilotos realizaram vários programas de simulação de corrida, bem como realizaram corridas de qualificação em 300 e 350kW de potência, além de testar várias opções de configuração diferentes.
 
 
 
 
Tommaso Volpe, diretor geral e chefe Equipe Nissan de Fórmula E: “Estamos muito felizes com a forma como o dia correu. Estabelecemos vários objetivos para o teste e ambos os pilotos seguiram bem nosso ambicioso plano e entregaram o que precisávamos. Foi o terceiro teste do Gabriele conosco – ele mostrou um excelente ritmo e dominou as duas sessões durante o dia todo. Esperávamos que ele fosse rápido, dadas as suas performances anteriores conosco, mas devo dizer que os tempos que ele estabeleceu para liderar as duas sessões foram muito impressionantes. Abbi estava sentindo-se mal hoje, o que é uma pena.
 
 
Ela ainda completou o programa no mais alto nível e entregou bons resultados, melhorando com o passar do dia enquanto lutava contra a indisposição para mostrar por que ela é uma das melhores pilotos. Ela demorou para construir sua performance e não ficou muito atrás de Gabriele, o que é muito positivo. Foi uma ótima experiência para eles e para nossos engenheiros, pois não apenas testamos várias configurações ao longo do dia, mas também tivemos alguns de nossos engenheiros mais jovens no local ganhando experiência em novas funções ao lado de nossa equipe regular de pista. Tanto o Gabriele como o Abbi tiveram muito tempo de pista e foram capazes de nos dar um bom feedback, que vamos usar tanto em Londres como na próxima temporada.”
 
 
 
Abbi Pulling, piloto novato e de simulador da Equipe Nissan de Fórmula E: "Estou muito feliz por estar aqui com a Equipe Nissan de Fórmula E em meu novo papel como piloto novato e de simulador e satisfeita com o trabalho que fizemos hoje. Completei muitas voltas e analisamos os itens de teste sem problemas, tornando o dia produtivo para mim e para a equipe. O carro é muito diferente de qualquer outra coisa que já dirigi, então levei algum tempo para me sentir confortável com os freios e acertar minhas referências. Ainda sinto que a diferença para o topo é um pouco maior do que eu queria, mas melhorei com o passar do dia e me senti mais forte no carro do que da última vez em Madri, então, no geral, estou feliz com meu desempenho.”
 
 
 
Gabriele Minì: “Foi um dia muito forte, tivemos um bom ritmo desde o início e conseguimos superar as duas sessões. Analisamos tudo em nosso plano, os dados correspondem ao que senti no carro, então espero que meu feedback seja útil para a equipe. Fiz muitas voltas rápidas, foi ótimo sentir a potência do carro a 350kW e a velocidade era boa. Estou muito feliz por ter sido o mais rápido pela manhã e à tarde e grato à Equipe Nissan de Fórmula E por esta brilhante oportunidade.”
 
 
 
Sobre a Nissan na Fórmula E
A Nissan estreou no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E na Temporada 5 (2018/2019), tornando-se a primeira e única montadora japonesa a participar da categoria 100% elétrica.
 
 
Na Temporada 7 (2020/2021), a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E e com a era dos carros de Geração 3 (GEN3), que vai da Temporada 9 (2022/2023) até o final da Temporada 12 (2025/2026) da categoria de corridas 100% elétricas.
 
 
Com a aquisição da escuderia e.dams pela Nissan em abril de 2022, a montadora japonesa assumiu o controle total de sua participação no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.
 
 
Em junho de 2022, a Nissan anunciou que vai fornecer sua tecnologia de motorização elétrica para a McLaren Racing durante toda a era da GEN3 na Fórmula E.
 
 
Em 28 de março de 2024, às vésperas do primeiríssimo E-Prix de Tóquio, a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E, tornando-se o primeiro construtor a confirmar seu envolvimento na era dos carros de Geração 4 (GEN4), que vai até 2030, reforçando seus objetivos de eletrificação da visão Ambition 2030.
 
 
Oliver Rowland e Norman Nato formam o line-up de pilotos da Equipe Nissan de Fórmula E na Temporada 11 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.
 
 
A Nissan está competindo na Fórmula E para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero a uma plateia global.
 
 
Como parte de sua meta de atingir a neutralidade de carbono em todas suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os novos veículos comercializados até o início da década de 2030, nos principais mercados. A montadora japonesa pretende usar sua expertise na transferência de know-how e tecnologia entre as pistas e as ruas, para oferecer veículos elétricos ainda melhores aos seus clientes.
 
 
 
Saiba mais
 
 
 
Sobre a Fórmula E
Desde que foi criado, em 2020, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E foi o primeiro esporte global a ser certificado com uma pegada líquida de carbono zero, com investimentos em projetos certificados de proteção do clima em todos os países que sediam suas corridas elétricas, para compensar as emissões de cada temporada.
 
 
Todos os carros no campeonato são movidos a eletricidade, fazendo da categoria uma plataforma competitiva para testar e desenvolver as últimas tecnologias de motorização elétrica.
 
 
Os maiores construtores do planeta competem entre si em circuitos de rua e a Fórmula E promove a adoção da mobilidade sustentável nos centros urbanos, apostando no combate à poluição atmosférica e na diminuição dos efeitos das mudanças climáticas.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

17 Jul 2025

27ºC / 19ºC

18 Jul 2025

27ºC / 19ºC