08/12/2025 09:10:00
Equipe Nissan de Fórmula E está preparada para iniciar a temporada 12 em São Paulo
Rowland e Nato almejam iniciar nova campanha com forte pontuação
YOKOHAMA, Japão – A Equipe Nissan de Fórmula E busca um sólido início da temporada 2025/2026 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E em São Paulo, Brasil, tendo completado uma semana bem-sucedida de Testes Pré-Temporada em Valência, em outubro.
O evento vai marcar a quarta vez em que a Fórmula E organiza uma prova no Sambódromo do Anhembi, onde a reta principal está localizada no célebre templo do Carnaval de São Paulo, localizado na Zona Norte da cidade.
Oliver Rowland, atual Campeão Mundial de Pilotos, e Norman Nato terão a meta de crescer com base em seus aprendizados das corridas anteriores realizadas neste circuito. Rowland terminou no pódio no Circuito de Rua de São Paulo na campanha 2023/2024 e os dois pilotos apresentaram um excelente ritmo na pista em dezembro do ano passado, brigando no pelotão da frente durante a maior parte da prova até que a equipe teve que cumprir penalidades que prejudicaram sua pontuação.
Com superfície irregular, a pista de 2,93 km de alta velocidade tem várias áreas de frenagem, desafiando os pilotos durante todo o fim de semana e oferecendo as melhores oportunidades de ultrapassagem nas curvas de número 1, 4 e 7. A prova deste ano tem uma volta a menos do que o evento de 2024, permitindo que a corrida seja mais rápida e com menos necessidade de economia de energia.
O fim de semana de corrida começa com a primeira sessão de treinos livres na tarde da sexta-feira, às 16h30, horário de Brasília. Já a segunda sessão de treinos livres acontece na manhã de sábado, às 7h30. A sessão de qualificação está programada para acontecer logo em seguida, às 9h40, e as luzes se apagam para a largada da corrida às 14h05.
Tommaso Volpe, diretor geral e chefe da equipe Nissan de Fórmula E: “Toda a equipe está pronta para correr novamente e crescer com base na Temporada 11, que foi muito positiva. Valência mostrou que temos muito potencial no carro e temos nos preparado bem na fábrica, incluindo a configuração do novo simulador Dynisma, além de extrair todo o potencial do sistema. Sabemos que precisamos começar com tudo desde a primeira sessão de treinos livres em São Paulo, pois o grid da Fórmula E deve ser ainda mais competitivo neste ano. Sabemos que podemos ir bem neste circuito, pois tivemos excelente ritmo aqui na temporada passada, mas todas as equipes já têm um ano de experiência com o carro GEN3 Evo e os pneus, o que vai deixar a luta ainda mais acirrada.
Cada manobra e cada ponto podem fazer diferença, então estamos torcendo por um fim de semana estável e sem erros para entrar na Temporada 12 com o pé direito”.
Oliver Rowland, piloto, Equipe Nissan de Fórmula E: “Estou ansioso para estar de volta à pista no Brasil e dar início à nova campanha para defender o título de Campeão Mundial de Pilotos. Esta é uma nova temporada, por isso o nosso foco será mais uma vez maximizar nossa performance de ponta a ponta, pois a briga será ainda mais intensa. Este circuito é traiçoeiro, a aderência é mínima e ainda por cima a superfície é bastante irregular. A gestão das temperaturas com o tempo quente vai ser fundamental e será importante ter um bom ritmo desde a primeira sessão de treinos livres. Eu liderei a maioria do E-Prix de São Paulo no ano passado, é claro que tivemos muitas outras corridas depois disso, mas minha meta é brigar na frente do pelotão novamente para garantir um início forte nesta nova temporada”.
Norman Nato, piloto, Equipe Nissan de Fórmula E: “Estou muito animado por estar de volta a São Paulo e estou pronto para dar a largada na temporada. Nós nos preparamos bem durante os Testes Pré-Temporada, trabalhamos principalmente em aprimoramentos nos nossos procedimentos e de algumas questões técnicas, mas demonstramos uma excelente velocidade no último dia e terminamos no topo das marcações de tempo. É importante iniciar bem a temporada - ajuda a aumentar a confiança de si mesmo e da equipe, além de criar uma boa atmosfera no box. Eu curto esta pista - ela é irregular, mas bem bacana de correr.
Tivemos um bom ritmo aqui no ano passado, então vamos trabalhar para crescer com base nisso e começar o ano com uma forte pontuação”.
Sam Bird, piloto reserva e de simulador, Equipe Nissan de Fórmula E: “São Paulo é uma das corridas que todos no grid da Fórmula E esperam ansiosamente. Sempre temos um fim de semana bem interessante, pois a pista entrega uma corrida imprevisível. No passado vimos pilotos que estavam na liderança e venceram, mas também vimos pilotos largando do fundo do pelotão e vencendo e isso é o que configura a beleza da Fórmula E. O principal desafio do circuito é controlar a frenagem do carro - a capacidade de frenagem e a tração têm um papel-chave e as melhores oportunidades de ultrapassagem estão definitivamente nas Curvas 1, 4 e 7, depois de longas retas. Mas se você for bem corajoso, também tem a Curva 10!”
Sobre a Nissan na Fórmula E
A Nissan estreou no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E na Temporada 5 (2018/2019), tornando-se a primeira e única montadora japonesa a participar da categoria 100% elétrica.
Na Temporada 7 (2020/2021), a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E e com a era dos carros de Geração 3 (GEN3), que vai da Temporada 9 (2022/2023) até o final da Temporada 12 (2025/2026) da categoria de corridas 100% elétricas.
Com a aquisição da escuderia e.dams pela Nissan em abril de 2022, a montadora japonesa assumiu o controle total de sua participação no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.
Em junho de 2022, a Nissan anunciou que vai fornecer sua tecnologia de motorização elétrica para a McLaren Racing durante toda a era da GEN3 na Fórmula E.
Em 28 de março de 2024, às vésperas do primeiríssimo E-Prix de Tóquio, a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E, tornando-se o primeiro construtor a confirmar seu envolvimento na era dos carros de Geração 4 (GEN4), que vai até 2030, reforçando seus objetivos de eletrificação da visão Ambition 2030.
Oliver Rowland e Norman Nato formam o line-up de pilotos da Equipe Nissan de Fórmula E na Temporada 11 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.
A Nissan está competindo na Fórmula E para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero a uma plateia global. Como parte de sua meta de atingir a neutralidade de carbono em todas suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os novos veículos comercializados até o início da década de 2030, nos principais mercados. A montadora japonesa pretende usar sua expertise na transferência de know-how e tecnologia entre as pistas e as ruas, para oferecer veículos elétricos ainda melhores aos seus clientes.
Saiba mais
Sobre a Fórmula E
Desde que foi criado, em 2020, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E foi o primeiro esporte global a ser certificado com uma pegada líquida de carbono zero, com investimentos em projetos certificados de proteção do clima em todos os países que sediam suas corridas elétricas, para compensar as emissões de cada temporada.
Todos os carros no campeonato são movidos a eletricidade, fazendo da categoria uma plataforma competitiva para testar e desenvolver as últimas tecnologias de motorização elétrica.
Os maiores construtores do planeta competem entre si em circuitos de rua e a Fórmula E promove a adoção da mobilidade sustentável nos centros urbanos, apostando no combate à poluição atmosférica e na diminuição dos efeitos das mudanças climáticas.
Leia também
Segunda-Feira, 08 de Dezembro de 2025
Novo Nissan Kait começa a ser distribuído para as concessionárias de todo o país
08/12/2025 09:20:00
Segunda-Feira, 08 de Dezembro de 2025
Sexta-Feira, 05 de Dezembro de 2025
Sexta-Feira, 05 de Dezembro de 2025
Sexta-Feira, 05 de Dezembro de 2025
Quarta-Feira, 03 de Dezembro de 2025
Cuiabá
. Umidade do ar:
09 Dec 2025
27ºC / 19ºC
10 Dec 2025
27ºC / 19ºC
As mais lidas
ENQUETE
EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?
EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?
Voto registrado com sucesso!
Ver resultados




