10/02/2026 08:54:00
Clima: terça será de calorão e chuvas intensas pelo Brasil; confira
Diversas regiões do país estão sob alerta de chuvas intensas, temporais e volumes elevados. Outras áreas enfrentam o calor do verão
A atuação conjunta da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que favorece a ocorrência de chuvas intensas, com risco de temporais e volumes elevados em diversas regiões país dará o tom do clima nesta terça-feira (10/2). No entanto, algumas áreas enfrentam calor intenso, baixa umidade do ar e rajadas de vento.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o alerta é para transtornos como alagamentos, deslizamentos e quedas de energia, especialmente no Sudeste e em partes do Centro-Oeste e do Norte.
A previsão indica que, mesmo com a tendência de enfraquecimento gradual da ZCAS ao longo do dia, as instabilidades seguem atuando em boa parte do país, exigindo atenção redobrada da população e das autoridades.
Confira a previsão
Sul
Na Região Sul, o dia começa com influência marítima no litoral, onde há chance de chuva fraca desde cedo. Nas demais áreas, a manhã tende a ser mais firme, mas o tempo muda ao longo do dia.
Com o avanço de instabilidades, a chuva se intensifica no oeste, norte e interior do Rio Grande do Sul, incluindo a Região Metropolitana de Porto Alegre, além do oeste catarinense. O calor predomina em toda a região, enquanto a umidade do ar pode ficar abaixo dos 30% no sudoeste e na Campanha Gaúcha.
Sudeste
No Sudeste, a ZCAS mantém o tempo instável desde as primeiras horas do dia. Chove de forma moderada a forte no norte, nordeste, interior e leste de São Paulo, no Triângulo Mineiro e em áreas do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.
Ao longo do dia, as pancadas se espalham, elevando o risco de temporais, especialmente em Minas Gerais, no interior e na metade leste paulista e em grande parte do território fluminense.
Há perigo para acumulados elevados no norte, interior e nordeste de São Paulo, além do Triângulo Mineiro. As temperaturas ficam mais amenas em áreas paulistas e no sul de Minas, enquanto o calor persiste nas demais localidades. Rajadas de vento entre 40 e 50 km/h atingem grande parte de São Paulo e áreas mineiras.
Centro-Oeste
A Região Centro-Oeste também permanece sob aviso. Desde cedo, a chuva atinge a metade norte e leste de Mato Grosso e o sul de Goiás, com trovoadas e temporais isolados. Em Mato Grosso do Sul, o início do dia é mais firme em parte do estado, mas as pancadas ganham força ao longo do dia, sobretudo no norte, interior e leste.
O calor segue predominando, embora a nebulosidade deixe as temperaturas mais agradáveis em algumas áreas. A umidade relativa do ar pode cair abaixo dos 30% no sudoeste de Mato Grosso do Sul, com rajadas de vento entre 40 e 50 km/h.
Nordeste
No Nordeste, as instabilidades se concentram no interior e no litoral norte. Desde cedo, chove mais forte no oeste da Bahia, no sul do Maranhão e no interior do Piauí. A ZCIT mantém a chuva no litoral norte, enquanto no litoral baiano ela ocorre de forma mais fraca.
Após uma breve diminuição das instabilidades pela manhã, as pancadas voltam a se intensificar ao longo do dia no Maranhão, no Rio Grande do Norte, no oeste e centro-sul da Bahia, no norte e sul do Piauí e na faixa norte do Ceará.
Há risco de temporais no oeste e sudoeste baiano. Em áreas do leste da Paraíba, de Pernambuco e de Alagoas, a chuva é moderada. Nas demais localidades, o tempo segue mais firme e quente, com umidade abaixo dos 30% no norte da Bahia e rajadas de vento no litoral leste.
Norte
Na Região Norte, a combinação entre ZCAS e ZCIT mantém o tempo instável e abafado. Há previsão de pancadas fortes desde o início do dia no Pará, no Amazonas, no Tocantins e no Amapá. A partir do fim da manhã, a chuva se intensifica também em Rondônia e no Acre, com risco de temporais no leste e sul do Amazonas, no oeste e sul do Pará e em grande parte do Amapá.
O alerta é para acumulados elevados em Rondônia, no extremo sul do Amazonas e no sudoeste do Pará. Apesar da chuva, a sensação de abafamento predomina, e a umidade do ar pode ficar abaixo dos 30% no norte de Roraima.
Foto: Adobe Stock
Por: Laura Braga / Metrópole
Leia também
Terça-Feira, 10 de Fevereiro de 2026
Terça-Feira, 10 de Fevereiro de 2026
Quinta-Feira, 05 de Fevereiro de 2026
Quinta-Feira, 05 de Fevereiro de 2026
Quinta-Feira, 05 de Fevereiro de 2026
Quinta-Feira, 29 de Janeiro de 2026
Cuiabá
. Umidade do ar:
11 Feb 2026
27ºC / 19ºC
12 Feb 2026
27ºC / 19ºC
As mais lidas
Brasil
Master: comissão do Senado quer ouvir Vorcaro, PF, BC e ex-presidente do BRB
10/02/2026 17:47:00
ENQUETE
EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?
EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?
Voto registrado com sucesso!
Ver resultados



