25/06/2026 08:51:00

Clima: Sul permanece gelado e temporais se espalham pelo país nesta 5ª

Esta quinta-feira será marcada pela forte influência da massa de ar polar que estacionou sobre o território brasileiro

Clima: Sul permanece gelado e temporais se espalham pelo país nesta 5ª - Notícias - Mato Grosso digital
Esta quinta-feira (25/6) será marcada pela forte influência da massa de ar polar que estacionou sobre o território brasileiro, sustentando o frio rigoroso na Região Sul e em setores do Sudeste e do Centro-Oeste. Paralelamente, instabilidades atmosféricas e a umidade favorecem a ocorrência de temporais e chuva forte em pontos isolados de quase todas as regiões do país, desenhando um cenário de contrastes térmicos e alertas meteorológicos.
 
 
Na Região Sul, o ar polar mantém o tempo firme, mas derruba as temperaturas, trazendo condições ideais para a formação de geada ampla no amanhecer de Santa Catarina, no centro-sul e oeste do Paraná, e em diversos setores do Rio Grande do Sul, inclusive com marcas negativas nos termômetros.
 
 
Nevoeiros matinais devem reduzir a visibilidade nas primeiras horas e, embora o sol apareça ao longo do dia garantindo uma elevação gradual das máximas, o frio persiste à noite, quando o litoral sul gaúcho poderá registrar chuva fraca e ventos de até 50 km/h.
 
 
No Sudeste, o deslocamento de uma frente fria em direção ao oceano organiza áreas de instabilidade que provocam chuva forte e elevam o risco de temporais em São Paulo (especialmente no norte, leste e litoral paulista), no sul de Minas Gerais e em grande parte do estado do Rio de Janeiro.
 
 
Enquanto o amanhecer registra temperaturas baixas e neblina em vales e baixadas, as máximas sobem de modo tímido à tarde; em contrapartida, o norte e o noroeste mineiro seguem secos, com índices de umidade relativa do ar em estado de alerta, abaixo dos 20%.
 
 
Sistema instável
O Centro-Oeste amanhece com predomínio de sol, mas a aproximação de um sistema instável muda o tempo a partir da tarde, provocando pancadas de chuva moderadas a fortes com trovoadas no leste e norte de Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e sul mato-grossense.
 
 
Na Região Nordeste, o fluxo de ventos úmidos vindos do oceano intensifica a cobertura de nuvens e mantém o alerta para temporais na faixa litorânea entre Alagoas e Pernambuco, além de chuva moderada a forte de Salvador a Ilhéus e no norte do Maranhão.
 
 
Por fim, a Região Norte segue sob o padrão típico de calor e alta umidade, combinação que dispara pancadas de chuva ao longo do dia no Amazonas, Amapá, Roraima, Acre e na porção norte e litorânea do Pará, com risco de temporais isolados acompanhados de trovoadas.
 
 
Com informações do portal Climatempo.
 
 
 
Foto: Reprodução/X
Por: Carlos Estênio Brasilino / Metrópoles
 
 
 
 
 
 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

26 Jun 2026

27ºC / 19ºC

27 Jun 2026

27ºC / 19ºC

ENQUETE

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Votar Ver resultados

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Voto registrado com sucesso!

Ver resultados