20/07/2026 08:53:00

Clima: frente fria avança no Sul, mas calor seco predomina no país

Nesta segunda-feira, com a influência de bloqueios atmosféricos persistentes, o país segue dividido entre instabilidades e massa de ar seco

Clima: frente fria avança no Sul, mas calor seco predomina no país - Notícias - Mato Grosso digital

O Brasil inicia a semana sob os efeitos de um inverno marcado por fortes contrastes regionais. Nesta segunda-feira (20/7), com a influência de bloqueios atmosféricos persistentes, o país segue dividido entre a chegada de novas instabilidades no extremo meridional e o predomínio de uma grande massa de ar seco e quente sobre o interior das demais regiões.

 

Na Região Sul, o avanço de uma nova frente fria quebra o período de calmaria e traz alertas para o Rio Grande do Sul. O sistema frontal favorece o aumento da nebulosidade e provoca pancadas de chuva que podem vir acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento moderadas.

 

O Sudeste consolida a permanência de um veranico atípico para o mês de julho, com tardes de calor e céu aberto. Cidades como São Paulo e Rio de Janeiro registram temperaturas máximas acima da média histórica para o inverno, impulsionadas pela ausência crônica de nebulosidade.

 

O vento sopra fraco na maior parte da região e o período vespertino deve registrar marcas térmicas elevadas.

 

No Centro-Oeste, as condições climáticas exigem atenção redobrada da população devido à secura extrema da atmosfera. Estados como Goiás, Mato Grosso e o Distrito Federal enfrentam mais um dia de sol forte, sem qualquer previsão de precipitação. A umidade relativa do ar despenca nas horas mais quentes da tarde, atingindo índices críticos que oscilam próximos ou abaixo dos 20%.

 

A faixa litorânea do Nordeste mantém o padrão de instabilidade, com a circulação de ventos oceânicos que continuam transportando umidade em direção à costa leste. Pancadas de chuva rápidas e isoladas são esperadas desde o litoral da Bahia até o Rio Grande do Norte. No interior da região e na área do Matopiba, por outro lado, o tempo firme e o calor intenso dominam a paisagem.

 

Umidade amazônia

Na Região Norte, o clima abafado e a alta umidade típica da Amazônia impulsionam a formação de nuvens carregadas, provocando pancadas de chuva volumosas no Amazonas, em Roraima e no oeste do Pará. As precipitações ocorrem principalmente entre a tarde e a noite, intercaladas com aberturas de sol. No Tocantins e no sul de Rondônia, o tempo permanece predominantemente seco.

 

Diante desse mapa de extremos, as recomendações de saúde pública se concentram na hidratação constante para os moradores do interior e nos cuidados com a forte radiação solar.

 

Para a noite desta segunda, a tendência geral é de resfriamento rápido nas áreas de céu limpo devido à perda de calor radiante, preparando o cenário para um amanhecer de terça-feira com temperaturas amenas.

 

 

 

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por: Carlos Estênio Brasilino / Metrópoles

 

 

 

 

 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

22 Jul 2026

27ºC / 19ºC

23 Jul 2026

27ºC / 19ºC

ENQUETE

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Votar Ver resultados

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Voto registrado com sucesso!

Ver resultados