15/04/2026 08:54:00

Clima: frente fria avança e vira o tempo no Sul do país; confira

Sistema avança e leva risco de temporais para a região que está sob alertas; Centro-Oeste e Sudeste seguem com tempo firme

Clima: frente fria avança e vira o tempo no Sul do país; confira - Notícias - Mato Grosso digital

A formação de uma frente fria que começa a avançar pela Sul do país deve marcar a virada do clima na região. O sistema que começou ainda na madrugada, deve ganhar força ao longo do dia, e leva risco de temporais aos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), todos estão sob alertas de tempestades.

 

A frente fria deve provocar pancadas mais intensas, com trovoadas e rajadas de vento, especialmente nas áreas mais a oeste do Rio Grande do Sul e depois avança para outras regiões ao longo do dia. O sistema chega associado a instabilidades. Segundo o órgão meteorológico, é uma configuração típica de outono.

 

Áreas do oeste e sul de Mato Grosso do Sul também deve ser influenciados pela frente fria. Nestas localidades, o calor e a entrada de umidade aumentam o risco de instabilidades mais fortes, com possibilidade de granizo em pontos isolados.

 

Confira a previsão para o resto do país

No Sudeste, o cenário mantém a estabilidade observada nos dias anteriores. O tempo fica firme no Rio, em São Paulo e na maior parte de Minas Gerais, com céu variando entre claro e parcialmente nublado ao longo do dia. As manhãs seguem mais amenas, com mínimas entre 15°C e 20°C, e as tardes voltam a esquentar, com máximas próximas dos 26°C a 29°C.

 

Há chance de pancadas isoladas, principalmente em pontos de Minas, mas de forma irregular e sem volumes significativos. A combinação de céu mais aberto e ar seco favorece a formação de nevoeiro nas primeiras horas do dia.

 

No Centro-Oeste, o tempo segue quente, com máximas acima dos 30°C em vários estados. A aproximação da instabilidade em Mato Grosso do Sul favorece pancadas localizadas, enquanto Goiás e Mato Grosso permanecem com variação de nuvens e poucas ocorrências de chuva.

 

No Nordeste, a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mantém o padrão de instabilidade na faixa norte da região. Maranhão, norte do Ceará, Rio Grande do Norte, além do Pará e Amapá, seguem com condições para volumes elevados ao longo do dia.

 

Na Região Norte, a instabilidade permanece mais organizada, com pancadas frequentes e, em alguns pontos, mais intensas, especialmente no Amazonas, Pará, Amapá e Tocantins. O calor e a umidade continuam sendo os principais motores das áreas de instabilidade.
 
 

 

Foto: Gilson Abreu/AEN

Por: Laura Braga / Metrópoles

 

 

 

 

 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

16 Apr 2026

27ºC / 19ºC

17 Apr 2026

27ºC / 19ºC

ENQUETE

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Votar Ver resultados

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Voto registrado com sucesso!

Ver resultados