26/05/2024 08:40:00

TCE-MT enaltece parceria com o Judiciário em solenidade de comemoração aos 150 anos do TJMT

O conselheiro-ouvidor Antonio Joaquim representou o Tribunal de Contas na sessão solene.

TCE-MT enaltece parceria com o Judiciário em solenidade de comemoração aos 150 anos do TJMT - Notícias - Mato Grosso digital
A parceria entre o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) foi reforçada durante a sessão solene em comemoração aos 150 anos do Poder Judiciário, realizada nesta quinta-feira (23). Representando o TCE-MT, o conselheiro-ouvidor, Antonio Joaquim, destacou a importância da Justiça para a democracia e para os avanços da sociedade.
 
 
 
O conselheiro-ouvidor Antonio Joaquim destacou a importância da Justiça para a democracia e para os avanços da sociedade.
 
 
 
 
Na ocasião, a presidente do TJMT, desembargadora Clarice Claudino da Silva, falou sobre a revolução de se implantar um tribunal de justiça em Mato Grosso, dando ênfase aos avanços na garantia das igualdades, que inclui a paridade de gênero. “Em 1874, nós levávamos as nossas questões em formato de processo no lombo de burro até o Rio de Janeiro. Hoje, as distâncias ainda são desafiadoras, mas naquele tempo era muito maior.
 
Então, hoje queremos exatamente marcar a história de Mato Grosso, a importância deste Tribunal e os avanços que ele tem trazido ao longo dos seus 150 anos para a sociedade mato-grossense, contando sempre com parcerias importantes para essa evolução."
 
 
 
Antonio Joaquim recebeu um exemplar do livro com a linha cronológica da Justiça no estado e foi presenteado com uma medalha em alusão ao aniversário.
 
 
 
Enfatizando que o Judiciário é uma via necessária a todos os cidadãos, o conselheiro Antonio Joaquim se disse honrado em participar de um momento tão marcante e destacou a responsabilidade da instituição para a sociedade.
 
“É uma satisfação enorme fazer parte dessa comemoração, representando o Tribunal de Contas a pedido do presidente Sérgio Ricardo, porque eu considero que o Poder Judiciário é um dos mais importantes da democracia.
 
Ele é necessário ao nosso destino como cidadão. E fazer justiça bem feita, com justiça, é uma responsabilidade muito grande. Temos que valorizar a história dessa instituição”.
 
Antonio Joaquim, que recebeu um exemplar do livro com a linha cronológica da Justiça no estado e foi presenteado com uma medalha em alusão ao aniversário, também ressaltou o trabalho realizado pela desembargadora em sua gestão, acrescentando a felicidade em poder contar com a parceria da instituição no programa Tribunais em Ação. 
 
 
 
 
Sessão solene em comemoração aos 150 anos do Poder Judiciário.
 
 
 
 “Quero cumprimentar a presidente da Clarice Claudino pela iniciativa de uma atividade que extrapola o julgar, o que podemos ver na prática, na participação do Judiciário no Tribunais em Ação. Temos muita satisfação de estar executando essa parceria que se traduz em eventos em que vamos no interior levar conhecimento aos cidadãos, propor melhoria da qualidade da gestão, ao tempo que o Tribunal de Justiça trabalha a implementação da Justiça restaurativa", declarou.
 
Da mesma forma, a vice-presidente do TJMT, desembargadora Maria Erotides Kneip, fez questão de enaltecer a parceria entre o Judiciário e o TCE-MT. “O Tribunais em Ação é um case de sucesso. Seu objetivo é perfeito, porque nós precisamos ir aonde o povo está, levar o serviço, discutir muito antes de condenar por qualquer ato de improbidade, mostrar o que que a lei diz, onde estão as fraudes para que elas não ocorram, porque só punir não resolve. E nesse caminho, o programa com certeza faz parte dessa trajetória de sucesso do TJMT."
 
O evento em alusão aos 150 anos do Tribunal de Justiça foi encerrado com o convite a visitação à exposição temática do livro “Tribunal de Justiça de Mato Grosso 1874-2024”, que foi montada no hall da entrada principal da instituição.
 
Clique aqui e confira galeria de fotos. 
 
 
 
 
 

 

Fotos

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

26 Jun 2024

27ºC / 19ºC

27 Jun 2024

27ºC / 19ºC

ENQUETE

Para a próxima Eleição Municipal de 2024. Em quem você votaria para Prefeito de Cuiabá?

Votar Ver resultados

Para a próxima Eleição Municipal de 2024. Em quem você votaria para Prefeito de Cuiabá?

Voto registrado com sucesso!

Ver resultados