03/02/2024 08:35:00

TCE-MT avança na implantação do Siafic em Várzea Grande

TCE-MT avança na implantação do Siafic em Várzea Grande - Notícias - Mato Grosso digital
O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) deu mais um passo rumo à implantação do Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (Siafic) em Várzea Grande, em reunião com representantes de diferentes setores da administração pública municipal na última sexta-feira (26). 
 
O sistema garantirá ao município a utilização do software desenvolvido pelo TCE-MT, simplificando a prestação de contas, desobrigando a gestão do envio de informações para o Sistema Aplic e garantindo aos entes o atendimento dos requisitos do Decreto Federal 10.540/2020. Foi o que explicou o auditor público externo Carlos Alexandre, ao destacar que a adesão de Várzea Grande fortalece ainda mais a proposta. 
 
“Cada município tem um sistema próprio de contabilidade e, às vezes, para enviar para o Aplic há problemas na geração do arquivo, o que pode gerar atraso ou multa. Com o Siafic, isso será feito em tempo real, sem esses problemas de incompatibilidade. Acredito que isso irá reduzir custos para o município. Todos só têm a ganhar”, disse. 
 
Em 2023, o Tribunal realizou visitas técnicas ao Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE), à Câmara Municipal e ao Instituto Seguridade Social dos Servidores Municipais (Previvag), a fim de levantar as dificuldades e encontrar meios para subsidiar a adesão à base de dados do Siafic. 
 
Com base nessas informações, será realizado um treinamento sobre o Siafic, previsto para o período entre 7 e 8 de fevereiro, aos jurisdicionados. Durante a reunião, foi anunciado ainda que, ao longo desta apresentação, os fiscalizados terão acesso ao fluxo do processo de atendimento validado aos municípios aderentes ao projeto.
 
Segundo o presidente do DAE, Carlos Alberto Simões de Arruda, o objetivo é colocar a proposta em prática o mais rápido possível. “Todo o encaminhamento necessário para isso já foi dado. Não titubeamos porque acreditamos que essa mudança vai facilitar e muito nosso trabalho daqui para frente”, pontuou.
 
Instituída em 2022 pelo então presidente do TCE-MT, conselheiro José Carlos Novelli, a norma que diz respeito à adesão ao Siafic no âmbito da Corte de Contas prevê a realização de capacitações ao longo do ano e a criação da Central do Siafic-MT, que apoiará os gestores quanto ao uso da solução e assuntos pertinentes ao tema.
 
Vale destacar que a não adequação pode resultar no impedimento do recebimento de transferências voluntárias e contratação de operações de crédito, por exemplo. 
 
 
 
 
 

 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Sexta-Feira, 23 de Fevereiro de 2024

Sexta-Feira, 23 de Fevereiro de 2024

Ver todos os notícias


Cuiabá

. Umidade do ar:

29 Feb 2024

27ºC / 19ºC

01 Mar 2024

27ºC / 19ºC

ENQUETE

Para a próxima Eleição Municipal de 2024. Em quem você votaria para Prefeito de Cuiabá?

Votar Ver resultados

Para a próxima Eleição Municipal de 2024. Em quem você votaria para Prefeito de Cuiabá?

Voto registrado com sucesso!

Ver resultados