23/02/2021 07:57:00

Lúdio requer ao governador sequenciamento genético de coronavírus em Mato Grosso

Análise do genoma irá identificar variantes do vírus e orientar novas medidas para conter a pandemia de covid-19.

Lúdio requer ao governador sequenciamento genético de coronavírus em Mato Grosso - Notícias - Mato Grosso digital
O deputado estadual e médico sanitarista Lúdio Cabral (PT) apresentou requerimento ao governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM) para que providencie a realização de sequenciamento genético (genômico) para identificar variantes genéticas do vírus Sars-CoV-2 circulantes no território do estado. As análises devem ser feitas a partir de amostras de pacientes diagnosticados e residentes em Mato Grosso, especialmente os suspeitos de reinfecção.
 
“Pesquisas mostram que a reinfecção se deve a variantes genéticas que conseguem burlar o sistema imunológico de quem já teve covid-19. Precisamos saber se a variante amazônica do coronavírus está circulando em Mato Grosso. Caso isso se confirme, precisamos ampliar as medidas de rigor da pandemia no nosso estado. Essa informação é de vital importância para a tomada de decisões sobre medidas de isolamento social, de organização da atenção à saúde e de vigilância epidemiológica”, explicou Lúdio.
 
Na justificativa do requerimento, apresentado na sessão de terça-feira (16), Lúdio argumentou que variantes mais transmissíveis e, possivelmente mais agressivas do coronavírus, foram identificadas em estados que fazem divisa com Mato Grosso, como Amazonas, Pará e Rondônia, além de outros estados brasileiros.
 
“As possíveis consequências sanitárias resultantes da circulação dessas novas variantes, como reaceleração da taxa de contágio, sobrecarga do sistema de saúde, reinfecções e apresentações clínicas mais graves, exigem que a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso proceda, com a máxima urgência, a realização da medida de vigilância genômica aqui requerida, para identificação das variantes genéticas do vírus Sars-CoV-2 que circulam em nosso território”, diz trecho do requerimento.
 
 
 
LAISE OLEAS LUCATELLI / Gabinete do deputado Lúdio Cabral
 
 
 
 
 

 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias


Cuiabá

. Umidade do ar:

06 Mar 2021

27ºC / 19ºC

07 Mar 2021

27ºC / 19ºC