06/05/2022 08:01:00

Leandro Karnal fala sobre ética e boas práticas na administração pública a servidores do TCE-MT

Leandro Karnal fala sobre ética e boas práticas na administração pública a servidores do TCE-MT - Notícias - Mato Grosso digital

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O professor e pós-doutor Leandro Karnal ministrou a palestra “Ética na Administração Pública” para os servidores e colaboradores do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), nesta quinta-feira (5). A temática norteia uma série de ações do órgão desde a segunda-feira (2), quando teve início a Semana da Ética.

 

Durante o encontro, realizado no auditório da Escola Superior de Contas, o professor chamou a atenção para o fato de que a ética é uma prática e não apenas uma ideia.

 

"Por isso é muito importante a iniciativa do Tribunal, de reforçar e voltar ao tema. A ética é um conjunto de práticas que a gente educa, como uma mãe educa um filho a escovar os dentes. Não basta uma vez, não bastam duas, você precisa insistir. É uma prática constante e permanente", disse.

 

 

 

 

 

 

 

 

Karnal também destacou que uma das maneiras para incentivar a adoção de boas práticas é fomentar o consenso e  deixar claro que toda ação gera consequências. É preciso, portanto, ir além dos princípios do servidor público estabelecidos no artigo 37 da Constituição Federal, que prevê: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

 

"O que queremos não é exatamente punir os maus, mas estimular os bons.

 

Se não existisse esse sistema, não existiria porque continuar com as boas práticas. Os sistemas como o do Tribunal de Contas existem para que a honestidade, a lisura e a transparência fiquem evidentes", pontuou.

 

Na ocasião, o corregedor-geral do TCE-MT, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, falou sobre a importância desta reflexão. "Precisamos falar cada vez mais sobre respeito, ética e combate ao assédio. É neste contexto que estamos nos firmando como uma instituição que preserva e estimula esses princípios", avaliou.

 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

O supervisor da Escola Superior de Contas, conselheiro Waldir Teis, por sua vez, lembrou que a ação segue a orientação do presidente da Corte de Contas, José Carlos Novelli.

 

"Quanto mais nós pudermos fazer ações para melhorar a rotina do tribunal, que nós façamos. O assunto de hoje é crucial no Brasil. Palestras como esta, com o espírito mais leve, incentivam mudanças de comportamento na família, com amigos, com a sociedade em geral", explicou.

 

Neste mesmo sentido se pronunciou o auditor público externo Vander da Silveira de Melo, que prestigiou o evento. "A palestra reforçou a consciência de que temos que fazer o trabalho da forma mais ética possível. A direção do Tribunal está de parabéns pela escolha do tema e o palestrante também, que é o de altíssimo nível", afirmou. 

 

Celebrado no dia 2 de maio, o Dia da Ética mobiliza entidades e movimentos sociais para fomentar condutas mais idôneas. No TCE-MT, o assunto incentivou uma semana inteira com palestras, workshops, lançamento da cartilha contra assédio e aprovação do Novo Código de Ética dos servidores.

 

Clique aqui e confira galeria de fotos.

 

 

 

 

 

 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Sexta-Feira, 20 de Maio de 2022

Sexta-Feira, 20 de Maio de 2022

Ver todos os notícias


Cuiabá

. Umidade do ar:

23 May 2022

27ºC / 19ºC

24 May 2022

27ºC / 19ºC