11/02/2024 08:45:00

Governança contábil: TCE-MT inicia capacitação de gestores de Várzea Grande para utilização do Siafic-MT

Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle de MT é uma plataforma instituída no TCE-MT.

Governança contábil: TCE-MT inicia capacitação de gestores de Várzea Grande para utilização do Siafic-MT - Notícias - Mato Grosso digital

Gestores públicos de Várzea Grande começaram a ser capacitados nesta quarta-feira (7) para a utilização do Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle de Mato Grosso (Siafic-MT), plataforma instituída no Tribunal de Contas (TCE-MT) com foco na governança contábil dos municípios. 

 

Esta é a primeira etapa do treinamento, que reuniu, na Escola Superior de Contas, contadores, técnicos em contabilidade e profissionais da área de tecnologia do Departamento de Água e Esgoto (DAE), da Câmara Municipal e do Instituto Seguridade Social dos Servidores Municipais (Previvag).  

 

De acordo com o titular da Secretaria Geral de Controle Externo (Segecex), Vitor Pinho, todos os ajustes preliminares para a implantação em Várzea Grande já foram feitos e agora o foco são os profissionais que executarão o projeto nas unidades. Assim, outras quatro turmas de servidores da cidade ainda deverão ser formadas. 

 

“Agradeço a participação de todos porque, sem a colaboratividade dos gestores, o projeto não anda. É preciso que todos colaborem para esse fim maior de instalar um ambiente de governança contábil que é pioneiro no país.

 

Não há outro projeto equivalente ou precedente no Brasil, então Mato Grosso sai na frente”, disse. 

 

Na ocasião, o secretário da Comissão Permanente de Infraestrutura, Tecnologia e Desestatização do TCE-MT, Olavo Lage Filho, ressaltou que as próximas capacitações deverão contemplar também os municípios de Cuiabá e Dom Aquino, que, assim como Várzea Grande, aderiram à proposta em 2023. “À medida em que houver novas adesões, vamos realizar novas capacitações”, acrescentou.  

 

 

 

 

 

 

Ele destacou ainda benefícios como a simplificação na prestação de contas. “O mesmo sistema usado na prefeitura de Várzea Grande será usado em todos os órgãos da administração indireta, gerando ganhos para o município e para o TCE, que receberá as informações em tempo real, podendo melhorar as suas auditorias e o controle externo.” 

 

Presente no encontro, a secretária de Gestão Fazendária de Várzea Grande, Lucinéia Ribeiro, avaliou que o trabalho do TCE-MT vai melhorar a transparência, o envio de dados e todo o trabalho técnico da contabilidade.

 

Exemplo disso é que a adoção do Siafic-MT desobriga a gestão de enviar informações via Sistema Aplic, evitando erros.  

 

“Para o município só tem vantagens. Em breve, deixaremos de utilizar o Aplic e estamos economizando, porque o TCE-MT nos ofereceu esse sistema gratuitamente. Então, vamos suprimir o contrato com a atual prestadora desse serviço. Ganhamos com a transparência e com o apoio dos técnicos do Tribunal”, pontuou ela. 

 

 

Conteúdo 

Dividido entre os módulos “Execução Orçamentária”, “Gestão Contábil” e ‘Peças de Planejamento e Gestão de Convênios”, o treinamento incluiu apresentação da plataforma e aulas práticas sobre os temas abordados. O conteúdo foi desenvolvido para sanar dificuldades levantadas pela Corte de Contas em 2023.

 

 

 

 

 

 

As estratégias que subsidiarão a adesão à base de dados da ferramenta serão repassadas nos períodos matutino e vespertino, até a quinta-feira (8). A programação também conta com apresentação sobre o fluxo de atendimentos da Central do Siafic-MT, canal que oferecerá aos gestores apoio técnico ao longo do processo de implantação. 

 

 

O Siafic-MT

Instituída em 2022, a norma que diz respeito ao Siafic-MT no âmbito do TCE-MT é apontada como “um marco para a transparência e a gestão fiscal”.

 

Isso porque, ela assegura o atendimento dos requisitos do Decreto Federal 10.540/2020, que em 2023 tornou obrigatório o uso de sistema único de planejamento e contabilidade.  

 

Vale destacar que a ferramenta é oferecida gratuitamente pelo Tribunal e que a não adesão dos jurisdicionados, tanto por parte do Poder Executivo quanto do Legislativo, pode resultar no impedimento do recebimento de transferências voluntárias e contratação de operações de crédito, por exemplo.

 

 

 

 

 

 

Fotos

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Sexta-Feira, 23 de Fevereiro de 2024

Sexta-Feira, 23 de Fevereiro de 2024

Ver todos os notícias


Cuiabá

. Umidade do ar:

29 Feb 2024

27ºC / 19ºC

01 Mar 2024

27ºC / 19ºC

ENQUETE

Para a próxima Eleição Municipal de 2024. Em quem você votaria para Prefeito de Cuiabá?

Votar Ver resultados

Para a próxima Eleição Municipal de 2024. Em quem você votaria para Prefeito de Cuiabá?

Voto registrado com sucesso!

Ver resultados