29/12/2025 08:25:00

Diego diz que duplicação da BR-163 reduziu 90% das fatalidades

O governo estadual duplicou a via até Sinop; o deputado defende extensão da obra até Guarantã do Norte

Diego diz que duplicação da BR-163 reduziu 90% das fatalidades - Notícias - Mato Grosso digital
O deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos) avaliu, na sexta-feira (19), que o governo do estado  fez um “avanço gigante” ao concluir a duplicação de 260 km da rodovia BR-163 entre Cuiabá e Sinop.
 
 
Durante a tarde, a gestão estadual realizou uma inauguração da nova estrutura asfáltica. A duplicação integra um pacote de investimentos com valor equivalente a R$ 4,1 bilhões.
 
 
Diego participou da cerimônia e citou que, conforme índices, houve queda de 90% nas fatalidades ocorridas na BR-163 entre Nova Mutum e Diamantino. Essa redução teria ocorrido porque o Executivo concluiu em 2024 a duplicação do trecho que liga as cidades.
 
 
“A duplicação da BR-163, com a liberação de 260 km do ano passado para este ano, no trecho até Sinop, é um avanço gigante para o Estado de Mato Grosso. Não só na logística, na trafegabilidade, no barateamento do frete, mas também no salvamento de vidas”, observou.
 
 
“Estamos falando de vidas. Índices oficiais apontam a redução de mais de 90% no número de mortes neste trecho, especialmente entre Posto Gil e Nova Mutum morria muita gente. É um avanço gigantesco”, acrescentou.
 
 
O deputado, ainda, afirmou que o investimento é destinado a salvar vidas ao aumentar a segurança da trafegabilidade na via.
 
 
“Se fosse para salvar uma vida, já teria valido todo o investimento.
 
 
Estamos falando do salvamento de dezenas de vidas, de um avanço muito grande para preservação da vida, segurança e trafegabilidade dessa rodovia, que é a mais importante de Mato Grosso e uma das mais importantes do Brasil”, completou.
 
 
Diego Guimarães garantiu que continuará fomentando a campanha “Duplica 163” para que o Governo Federal duplique a via até Guarantã do Norte, na divisa com o Pará.
 
 
Desde o início do mandato, Diego reuniu-se com líderes dos Três Poderes e da iniciativa privada para fomentar o projeto e tirar a fama de “rodovia da morte” sobre a BR-163. Agora, a duplicação aguarda análise e autorização do Tribunal de Contas da União (TCU).
 
 
“O próximo passo é a duplicação de Sinop a Guarantã do Norte.
 
 
Iniciamos a busca desde o início do mandato, uma luta constante pela defesa da vida e da região norte de Mato Grosso. Essa necessidade é apontada há muito tempo por ser uma das rotas com mais acidentes e que mais dificulta o escoamento dos grãos”, relatou.
 
 
“Conseguimos que houvesse um acordo entre o Ministério dos Transportes e a concessionária Via Brasil. Agora, está nos trâmites burocráticos do TCU. Acreditamos que tudo esteja resolvido no ano que vem e, quem sabe, aconteça o tão sonhado início das obras.
 
 
Vamos manter a campanha “Duplica 163” de Sinop a Guarantã do Norte até que vejamos o sonho se tornar realidade”, concluiu.
 
 
 
 
 
 
 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

30 Dec 2025

27ºC / 19ºC

31 Dec 2025

27ºC / 19ºC

ENQUETE

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Votar Ver resultados

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Voto registrado com sucesso!

Ver resultados