10/02/2020 07:57:00

Diamantino inaugura ciclo de debates de educação inclusiva

AL vai patrocinar discussões nos municípios a respeito de métodos eficientes de educação para autistas e dislexos

Diamantino inaugura ciclo de debates de educação inclusiva - Notícias - Mato Grosso digital

O município de Diamantino (184 km de Cuiabá) sediou nesta sexta-feira (7) o 1º Seminário da Educação Inclusiva. Com o tema “Conhecer para compreender Diferenças”, o evento realizado no Centro de Eventos Juarez de Abreu foi organizado pela Assembleia Legislativa e coordenado pelo deputado estadual Wilson Santos (PSDB). Houve ainda o apoio da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Diamantino.

 

Aproximadamente 300 pessoas, das quais psicólogos, professores e demais profissionais da educação discutiram métodos de diagnosticar distúrbios de aprendizagem em crianças e adolescentes no processo de aprendizagem escolar.

 

Com o tema “Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência”, o deputado Wilson Santos conduziu uma palestra de aproximadamente 40 minutos. Com experiência de professor de História superior a 20 anos, o parlamentar ressaltou a importância de modernização do ensino para permitir aos autistas e dislexos.

 

 

 

 

“O Estado brasileiro precisa se qualificar para ser receptivo a essas crianças e adolescentes. Já estamos trabalhando com o governo do Estado a ideia de viabilizar um Centro de Diagnóstico que vai contar com profissionais de diferentes áreas para auxiliar essas famílias a desenvolver seus filhos de maneira eficiente”, disse.

 

O deputado Wilson Santos ainda reforçou que cabe ao poder público gerar oportunidades sem distinção para que a inclusão social seja feita de forma eficiente. “O comprometimento das autoridades públicas com esse tema é que vai gerar a consciência a sociedade de que é necessário acolher e compreender os diferentes, e não rejeitá-los”.

 

Além do ciclo de palestras que se estendeu até as 18h, houve ainda moção de aplausos entregues ao prefeito de Diamantino, Eduardo Capistrano de Oliveira (PDT), pelo apoio e comprometimento com a educação inclusiva.

 

A homenagem ainda foi estendida aos seguintes profissionais da educação de Diamantino: Luciana da Silva Amorim, Érika Patrícia Fernandes de Souza, Cristiane Amorim Assis Ferreira, Adalgiza Inácio, Gabriele Coury de Andrade, Mylene Wirgues Paese, Márcia Aparecida da Silva, Ana Helena Cunha, Benute Farias da Silva Júnior e Jurema Nunes de Miranda.

 

Nos últimos quatro anos, o deputado Wilson Santos é responsável pelos dois maiores eventos do Legislativo. Trata-se dos simpósios de dislexia e autismo realizado no primeiro semestre dos últimos quatro anos.

 

Agora, a meta é debater políticas de inclusão na educação fundamental e média de Mato Grosso nos municípios. O próximo seminário da educação inclusiva está programado para ocorrer no dia 13 de abril no município de Rondonópolis (225 km ao Sul de Cuiabá).

 

 

 

RAFAEL COSTA ROCHA / Gabinete do deputado Wilson Santos

 

 

 

 

 

 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias


Cuiabá

. Umidade do ar:

23 Feb 2020

27ºC / 19ºC

24 Feb 2020

27ºC / 19ºC