04/05/2021 08:01:00

Deputado apresenta projeto para transformar jiu-jítsu em patrimônio cultural de MT

Para parlamentar, reconhecimento trará benefícios a jovens do estado

Deputado apresenta projeto para transformar jiu-jítsu em patrimônio cultural de MT - Notícias - Mato Grosso digital
O deputado estadual Gilberto Cattani (PSL) apresentou, em sessão ordinária desta terça-feira (27), o Projeto de Lei nº 283/2021, que tem como objetivo reconhecer a arte marcial jiu-jítsu como manifestação da cultura mato-grossense e patrimônio cultural imaterial.
 
O projeto também solicita o nome de “Lei Mestre Chicão”, em homenagem a Francisco José Pessoa Fernandes, pioneiro da arte marcial em Mato Grosso, que desde os anos 90 ensina e forma jovens em todo o Estado.
 
Único mato-grossense graduado na faixa coral, mestre Chicão, como é mundialmente conhecido, tem mais de 40 anos de vida dedicada a transformar jovens pelo esporte.
 
De acordo com o deputado, o reconhecimento da importância da arte marcial, que proporciona disciplina, confiança, autocontrole e desenvolvimento de autoestima, trará enormes benefícios aos jovens do estado.
 
“Isso fará com que esta atividade esportiva possa ser reconhecida dentro das escolas, dentro das forças de segurança como patrimônio cultural e com certeza levará isso até nossas crianças.
 
Tem sido de grande ajuda onde foi aplicado, para que as crianças possam se dedicar ao esporte, ao invés de outras atividades que se tornariam ilícitas”, explicou o parlamentar.
 
Em Mato Grosso existem hoje professores que ensinam em escolas, academias e projetos sociais. O estado também exporta professores para o mundo todo, incluindo países como a China, países europeus, o próprio Estados Unidos da América, sendo alguns exemplos da proporção desta arte marcial e do impacto que ela tem nas comunidades. 
 
 
 
CARLOS GUSTAVO DORILEO DA SILVA / Gabinete do Deputado Gilberto Catani
 
 
 
 
 

 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias


Cuiabá

. Umidade do ar:

19 May 2021

27ºC / 19ºC

20 May 2021

27ºC / 19ºC