08/02/2024 08:35:00

Conselheiros do TCE-MT destacam relevância histórica de Dante de Oliveira

José Carlos Novelli e Antonio Joaquim marcaram presença no lançamento do filme A Primavera de Dante.

Conselheiros do TCE-MT destacam relevância histórica de Dante de Oliveira - Notícias - Mato Grosso digital
O filme “A Primavera de Dante”, que resgata a vida e a obra de Dante de Oliveira, foi lançado na noite desta terça-feira (6), no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Ícone nacional da luta pela democracia e pelos direitos sociais, o cuiabano é símbolo das Diretas Já, que completam 40 anos em 2024.
 
Na ocasião, o corregedor-geral do Tribunal de Contas (TCE-MT), conselheiro José Carlos Novelli, que no ato representou o conselheiro-presidente, Sérgio Ricardo, e o ouvidor-geral da Corte de Contas, conselheiro Antônio Joaquim, destacaram a importância do político mato-grossense para o estado e para o Brasil.
 
Líder estudantil, deputado estadual e federal, ministro da Reforma Agrária, prefeito de Cuiabá e governador do Estado, Dante de Oliveira foi responsável pela indicação de três, dos sete atuais conselheiros do TCE-MT: Novelli, Antonio Joaquim e Valter Albano.
 
 
 
Corregedor-geral do TCE-MT, conselheiro José Carlos Novelli.
 
 
 
 “Eu fiquei muito honrado que o presidente Sérgio Ricardo me designou para representá-lo nesse evento de lançamento do média-metragem ‘A primavera de Dante’.
 
Dante foi nosso amigo, eu tive a grande oportunidade de trabalhar muito tempo com ele e devo meus quase 23 anos de Tribunal à confiança que ele depositou em mim e em todos nós, que trabalhamos incessantemente para não o decepcionar”, declarou Novelli.
 
O corregedor-geral ressaltou ainda o trabalho do político em prol da sociedade mato-grossense. “Ele era uma pessoa vocacionada, que realmente gostava da população e tinha uma visão incrível de executar políticas públicas de qualidade, não só na área de infraestrutura, mas principalmente de infraestrutura social. Era alguém que realmente cuidava da saúde do povo, cuidava da habitação, que abriu caminhos para que Mato Grosso se tornasse o maior produtor de grãos do Brasil”.
 
 
 
Ouvidor-geral, conselheiro Antonio Joaquim.
 
 
Antonio Joaquim, por sua vez, falou de sua relevância para a história do Brasil. “Dante é o mato-grossense que faz parte da história do Brasil, tem alguns outros que também fazem, mas o Dante foi da nossa geração, nós tivemos a honra de conviver com ele e de aprender muitas coisas com ele. Então, a gente não pode deixar essa memória apagar. É muito importante para nós participarmos disso, cultivarmos essa imagem, essa história tão bonita.”
 
A estreia do média-metragem foi prestigiada por lideranças nacionais e locais e por familiares do homenageado, como sua mãe, Maria Benedita, e a viúva, Thelma de Oliveira. Presidente Nacional do PSDB, partido de Dante, Marconi Perillo classificou Dante como o “Cavaleiro da Esperança”. “Ele foi o homem que trouxe a esperança de um novo Brasil, democrático, livre, de oportunidades, arrojado, arejado, pujante. O Dante é um símbolo desse Brasil que se redemocratizou graças à ousadia dele.”
 
Para Thelma de Oliveira, o filme será muito importante para os jovens, que não conhecem sua história. “É um resgate histórico de Dante. Do grande político que ele foi, não apenas em Cuiabá, Mato Grosso, mas no Brasil.” 
 
 
A Primavera de Dante 
Solenidade de lançamento do filme.
 
 
 
Autor da emenda parlamentar que viabilizou recursos para a obra, o deputado Carlos Avallone fez um breve resumo do trabalho. “É uma obra de cerca de 40 minutos que, neste primeiro episódio, vem desde seu nascimento até as Diretas Já. A ideia é, depois, fazer um segundo filme das Diretas Já, passando pelos mandatos como prefeito de Cuiabá, pela ida ao Ministério da Reforma Agrária e posse como governador e, posteriormente, um terceiro, que será sobre seu governo, a derrota para o Senado e, infelizmente, o seu falecimento.”
 
O filme é uma realização da Associação Mato-grossense de Inclusão Sociocultural (Amiscim), Assembleia Legislativa e Secretaria Estadual de Cultura, Esporte e Lazer/Governo do Estado de Mato Grosso, com produção executiva de José Paulo Traven, direção de Leonardo Sant’Ana, pesquisa de João Antonio Lucidio, direção de Produção, Giulia Costa, direção de Fotografia, Kelven Queiroz, som direto/assistente de câmera por Ricarte Oliveira, edição/colorista Murilo Nascimento, som com Eduardo Lehr, produção Anna Magalhães, direção de arte e figurino Laís Wrzesinski. O operador de máster da TV Assembleia Vicenzo Zaleski dá vida ao personagem Dante de Oliveira.
 
 
 
 
 

 

Fotos

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Sexta-Feira, 23 de Fevereiro de 2024

Sexta-Feira, 23 de Fevereiro de 2024

Ver todos os notícias


Cuiabá

. Umidade do ar:

29 Feb 2024

27ºC / 19ºC

01 Mar 2024

27ºC / 19ºC

ENQUETE

Para a próxima Eleição Municipal de 2024. Em quem você votaria para Prefeito de Cuiabá?

Votar Ver resultados

Para a próxima Eleição Municipal de 2024. Em quem você votaria para Prefeito de Cuiabá?

Voto registrado com sucesso!

Ver resultados