21/11/2021 07:53:00

Comissão de Meio Ambiente vai discutir a construção da Ferrovia Vicente Vuolo

O debate foi marcado para o dia 13 de dezembro, às 9 horas, no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour

Comissão de Meio Ambiente vai discutir a construção da Ferrovia Vicente Vuolo - Notícias - Mato Grosso digital
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O deputado Carlos Avallone (PSDB) apresentou, durante sessão matutina desta quarta-feira (17), um requerimento para realização de uma audiência pública da Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Recursos Minerais da Assembleia Legislativa e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) a fim de debater as questões ambientais relacionadas a construção da Ferrovia estadual Vicente Vuolo em Mato Grosso.
 
O evento foi marcado para o dia 13 de dezembro, às 9 horas, no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour. De acordo com Avallone, as questões do licenciamento de ferrovias passam por discussões em audiências públicas e pela apresentação do Estudo de Impactos Ambientais, EIA/Rima. 
 
“Isso vai ser apresentado e, com isso, vamos discutir como é esse planejamento.
 
Temos algumas propostas, entre elas a entrada de uma ferrovia verde ou um caminho verde, mostrando se na cidade verde a ferrovia vai chegar da mesma forma”, explicou Avallone.
 
De acordo com Avallone, outros assuntos pertinentes à construção da ferrovia estadual também serão debatidos. Com o licenciamento pronto, segundo o parlamentar, as obras devem ter início, caso não tenha nenhuma irregularidade com o meio ambiente, entre os meses de abril ou maio de 2022.
 
Avallone, que está presidindo a Comissão de Meio Ambiente, descartou qualquer possibilidade de impedimento ambiental, até o momento, para a construção da ferrovia estadual em seu traçado original. 
 
“É um traçado normal e natural, por isso não acredito que haverá problemas com a legislação ambiental. Não está passando perto de nada que seja negativo ao meio ambiente e nem para outras questões ambientais”, afirmou. 
 
Para o tucano, as discussões na audiência pública devem ocorrer de forma tranquila, e por isso é preciso ouvir todos os lados envolvidos tanto na construção da ferrovia, quanto aqueles que defendem o meio ambiente. 
 
O debate será presencial na Assembleia Legislativa. Mas também transmitido pela TV/ AL – canal aberto 30.1. Outras discussões devem ser realizadas tanto pela Sema, quanto pela Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt/MT). 
 
 
 
ELZIS CARVALHO / Secretaria de Comunicação Social
 
 
 
 
 

 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias


Cuiabá

. Umidade do ar:

07 Dec 2021

27ºC / 19ºC

08 Dec 2021

27ºC / 19ºC