29/12/2025 08:30:00

ALMT faz justiça histórica e devolve Morro de Santo Antônio e distrito de Mimoso a Leverger

Projetos do deputado estadual Wilson Santos são aprovados por unanimidade e corrigem distorções territoriais históricas

ALMT faz justiça histórica e devolve Morro de Santo Antônio e distrito de Mimoso a Leverger - Notícias - Mato Grosso digital
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou por unanimidade, em segunda votação, os Projetos de Lei nº 1988/2025 e nº 1989/2025, de autoria do deputado estadual Wilson Santos (PSD), que reincorporam ao território de Santo Antônio de Leverger diversas comunidades e áreas históricas que, ao longo dos anos, haviam sido transferidas de forma questionável para municípios vizinhos. A aprovação ocorreu em sessão extraordinária, nesta segunda-feira (22), e foi acompanhada por uma representação expressiva de lideranças políticas e moradores do município e segue para ser sancionada pelo Poder Executivo.
 
 
O Projeto de Lei nº 1988/2025 reincorpora comunidades como Distrito de Mimoso, Pantanalzinho, Fazenda Mimoso, Ribeirão da Estiva, Bocaiuval, Barreiro Grande, Mato Verde e Porto de Fora, além de patrimônios históricos, como o Memorial em homenagem ao Marechal Cândido Rondon. Já o Projeto de Lei nº 1989/2025 devolve áreas como Morrinho, Parque Árica, Novo-Árica, Círculo Militar, Distrito Engenho Velho, Cartórios do 2º Ofício, entre outras, incluindo o emblemático Morro de Santo Antônio de Leverger.
 
 
Durante a sessão, Wilson Santos destacou o caráter histórico da decisão e classificou a aprovação como um ato de justiça ao povo levergense. “A representação em peso de Santo Antônio de Leverger na Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira, acompanha votações históricas que devolvem a este tradicional município pantaneiro dezenas de comunidades que, sabe-se lá por que razão, foram retiradas de seu território e passadas para municípios vizinhos. Hoje, a Assembleia Legislativa faz justiça à grande história de Santo Antônio de Leverger, ao seu povo e à sua gente”, afirmou o parlamentar.
 
 
Em um discurso, o deputado também ressaltou o simbolismo da devolução do distrito de Mimoso, terra natal do Marechal Rondon, uma das figuras mais importantes da história do Brasil. “Hoje o parlamento estadual faz justiça, ainda que parcialmente, à terra do maior brasileiro de todos os tempos. O único brasileiro com o nome gravado no mapa da República, indicado duas vezes ao Prêmio Nobel da Paz, com um meridiano no planeta Terra levando seu nome. Ao devolver o distrito de Mimoso para Santo Antônio de Leverger, é justiça tardia, mas é justiça”, declarou.
 
 
Ele também criticou duramente a retirada de áreas simbólicas do município ao longo dos anos. “O Morro de Santo Antônio pertencer a qual município? Quem fez isso não estava normal. A vida não se faz só com dinheiro. A vida é um conjunto onde história, tradição e costumes precisam ser respeitados. Estamos devolvendo áreas que pertenciam a Santo Antônio de Leverger e que estavam em Barão de Melgaço e Cuiabá”, completou o parlamentar.
 
 
A prefeita de Santo Antônio de Leverger, Francieli Magalhães (PSB), acompanhou a votação e agradeceu o empenho do parlamentar e dos demais deputados.  
 
 
“Agradeço ao deputado Wilson Santos que, desde o início,  segurou a nossa mão e nos ajudou. Essa é uma luta da nossa administração, da Câmara de Vereadores, dos nossos secretários e, principalmente, da nossa população. Hoje está sendo feita justiça, e estou muito feliz”, afirmou.
 
 
Com a aprovação unânime dos projetos de lei, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso corrige uma distorção histórica e fortalece a identidade territorial, cultural e administrativa de Santo Antônio de Leverger. A iniciativa liderada pelo deputado Wilson Santos resgata não apenas limites geográficos, mas também a memória, a tradição e o pertencimento de comunidades inteiras, reafirmando o papel do Parlamento estadual na promoção da justiça histórica e no respeito às raízes do povo mato-grossense.
 
 
 
 
POR SAMANTHA DOS ANJOS / GABINETE DO DEPUTADO WILSON SANTOS  
 
 
 
 
 
 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Ver todos os notícias

Cuiabá

. Umidade do ar:

30 Dec 2025

27ºC / 19ºC

31 Dec 2025

27ºC / 19ºC

ENQUETE

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Votar Ver resultados

EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?

Voto registrado com sucesso!

Ver resultados