20/01/2026 15:55:00
Parlamento Europeu congela acordo com EUA após ameaças por Groenlândia
Segundo a imprensa internacional, a medida seria em resposta ao anúncio do presidente Donald Trump de taxar opositores da anexação
O Parlamento Europeu decidiu suspender o processo de ratificação do acordo comercial entre a União Europeia (UE) e os Estados Unidos, segundo a imprensa internacional. A medida seria em resposta ao anúncio do presidente Donald Trump, de que tarifas seriam impostas aos países europeus que se colocassem contra a uma possível anexação da Groenlândia.
O acordo comercial foi feito entre a UE e os EUA em julho passado. Segundo teria dito Iratxe García Pérez, presidente do grupo S&D (Socialistas e Democratas, que inclui o PS – Partido Socialista), existe um “acordo maioritário” entre os grupos políticos do parlamento para congelar o acordo comercial celebrado em julho de 2025 entre os Estados Unidos e a UE.
O PPE (Partido Popular Europeu, que integra os portugueses PSD e CDS-PP), considerado o maior e mais influente grupo político de centro-direita do parlamento, também teria confirmado o congelamento nas discussões sobre o acordo.
Nesta terça-feira, García Pérez criticou a decisão de Trump de impor tarifas de até 25% aos aliados europeus que apoiam a Groenlândia, descrevendo-a como “pressão imperialista“. “Os últimos ataques de Trump exigem uma resposta firme e clara da Europa. Não podemos hesitar, porque Trump só entende a lei do mais forte”, afirmou.
A presidente do grupo S&D também citou o acordo da UE com o Mercosul: “A Europa deve abrir outras áreas de colaboração, apoio e entendimento com outras regiões globais capazes de compreender o mundo em termos de multilateralismo e democracia. E é por isso que o Mercosul é agora mais importante do que nunca. O Mercosul é a melhor resposta à Doutrina Monroe de Trump, que defende uma América para os americanos.”
Ameaças de Trump
Trump anunciou, no último sábado (17/1), que pretende impor tarifas progressivas contra oito países europeus a partir de fevereiro como nova forma de represália para que elas autorizem o republicano a comprar a Groenlândia. O território é uma região autônoma, mas que pertence ao Reino da Dinamarca.
Em sua rede social, a Truth Social, Trump afirmou que tarifas adicionais de 10% sobre importações passariam a vigorar em 1º de fevereiro sobre produtos provenientes da Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Holanda, Finlândia e Grã-Bretanha. Essas sobretaxas aumentariam para 25% em 1º de junho. Elas continuariam em vigor até que fosse alcançado um acordo para a “compra completa e total” da Groenlândia pelos EUA.
O acordo
O acordo entre EUA e UE foi aprovado ano passado, mas passaria a valer somente entre março e abril de 2026.
Ficou estipulado que as tarifas de 30% impostas por Trump seriam reduzidas para 15% para a maioria dos produtos europeus e a União Europeia também retiraria parte de suas taxas para importações, além de outras aberturas em ambos os mercados.
Na ocasião, após a reunião entre Trump e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, sacramentando a parceria comercial, o presidente americano se referiu ao acordo como “o maior de todos os tempos”.
Foto: Official White House/Daniel Torok
Por: Lorena Pacheco / Metrópoles
Leia também
Terça-Feira, 20 de Janeiro de 2026
Segunda-Feira, 19 de Janeiro de 2026
Segunda-Feira, 19 de Janeiro de 2026
Quarta-Feira, 14 de Janeiro de 2026
Quarta-Feira, 14 de Janeiro de 2026
Sexta-Feira, 19 de Dezembro de 2025
Cuiabá
. Umidade do ar:
21 Jan 2026
27ºC / 19ºC
22 Jan 2026
27ºC / 19ºC
As mais lidas
ENQUETE
EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?
EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA SENADOR DE MATO GROSSO 2026 SE AS ELEIÇÕES FOSSE HOJE?
Voto registrado com sucesso!
Ver resultados


