14/01/2022 07:28:00

Relatório destaca uso de pesticidas vetados na UE no Brasil

Relatório destaca uso de pesticidas vetados na UE no Brasil - Notícias - Mato Grosso digital
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Trabalho de grupos ambientalistas alemães aponta que Brasil é o terceiro país que mais usa defensivos agrícolas, vários deles altamente perigosos.
 
Pesticidas intoxicam 400 mil de agricultores por ano no mundo.
 
O Brasil é um dos países de destaque de um novo relatório de grupos ambientalistas alemães sobre uso de pesticidas no mundo e suas consequências para a saúde humana e o meio ambiente. O trabalho de 50 páginas intitulado Pestizidatlas 2022 (Atlas dos pesticidas 2022) foi apresentado nesta quarta-feira (12/01) em Berlim pela Fundação Heinrich Böll, entidade próxima ao Partido Verde, em cooperação com a filial alemã do grupo ambientalista Amigos da Terra e o jornal Le Monde Diplomatique.
 
Na publicação, especialistas descrevem o negócio bilionário com agrotóxicos e suas consequências. “O Atlas fornece dados, informações e se concentra em certas áreas. Que tipo de substâncias são essas realmente?
 
Onde estão os problemas? O que os pesticidas fazem aos pequenos agricultores no sul global? Qual o risco para as pessoas em diferentes partes do mundo? Pesticidas nos afetam em todos os lugares, mesmo quando não estamos próximos à plantação”, diz a engenheira agrônoma Susan Haffmans da rede Pestizid Aktions-Netzwerk, que desempenhou um papel de liderança no desenvolvimento do relatório.
 
Segundo o texto, desde 1990, o uso de agrotóxicos no mundo cresceu 80%.
 
 
Leis pouco rígidas
Um dos pontos abordados na obra é o uso por países em desenvolvimento, como o Brasil, de pesticidas com substâncias consideradas altamente tóxicas e que são, por isso, proibidas na União Europeia (UE).
 
 
 
 
 

 

Comentários (0)

Escrever comentário

...enviando

Atenção! Preencha todos os campos marcados com *

Obrigado! Seu comentário foi enviada com sucesso.

Leia também

Quinta-Feira, 20 de Janeiro de 2022

Terça-Feira, 18 de Janeiro de 2022

Ver todos os notícias


Cuiabá

. Umidade do ar:

25 Jan 2022

27ºC / 19ºC

26 Jan 2022

27ºC / 19ºC